A quarta-feira (10) promete ser mais um dia com tempo de outono em pleno verão. Em Curitiba, a temperatura máxima prevista pelo Instituto Simepar é de 21ºC, e no Litoral, a máxima não passa de 25ºC. Além disso, ventos em diversos níveis do estado conseguem canalizar a umidade que vem da Região Norte do país sobre diversas regiões do estado. Por isso, a chuva desta quarta pode ser mais intensa, principalmente nas praias.
Leia também: Guaratuba lidera ranking de incidência de raios no Litoral; veja a lista
Apesar das máximas baixas para a época do ano, a amplitude térmica será de apenas 5ºC em Curitiba, fazendo com que a mínima não desça mais do que 16ºC. No Litoral, enquanto isso, a variação fica em 4ºC, já que a mínima é de 21ºC.
De acordo com Tarcízio Costa, meteorologista do Simepar, é o tempo encoberto que deixa as temperaturas baixas no Paraná. “Essa é uma situação pontual, que deve acabar já na quinta-feira, quando as máximas sobrem um pouco”, explica Costa.
A instabilidade, enquanto isso, é causada por um fluxo de umidade e calor nos níveis médios da atmosfera, que vem da região Norte do Brasil e chega aos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e o oeste de São Paulo.
Por causa do fluxo de umidade, a chuva permanece da manhã até a noite em todas as regiões do Paraná. No estado inteiro, temperaturas não passam dos 27ºC. Em Foz do Iguaçu, por exemplo,o dia começa com 21ºC e vai esquentando até 25ºC. Já no Norte do estado, em Maringá, a mínima é de 19ºC e a máxima de 25ºC. Para a região Centro-Sul, as mínimas são um pouco mais baixas. Em Guarapuava, o dia começa com 15ºC e chega a 21ºC.
Próximos dias
O sol deve voltar a aparecer na quinta-feira (11), quando as chuvas passam a acontecer somente no período da tarde tanto em Curitiba quanto no Litoral. Assim deve se manter o tempo pelo menos até domingo (14), de acordo com previsão do Simepar.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião