Três grandes eventos vão alterar o trânsito em diversos pontos de Curitiba no próximo domingo (28). A Corrida Batel Run, o pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis e o vestibular da PUCPR vão bloquear ruas e os motoristas podem encontrar lentidão nas ruas do Batel, Centro e Prado Velho.
No caso da prova esportiva, as alterações no trânsito acontecem pela manhã, entre as 7h e as 8h30. A largada será na Alameda Dr. Carlos de Carvalho e a chegada na Rua Coronel Dulcídio. Por causa disso, a esquina desta rua com a Avenida Sete de Setembro ficará inteiramente bloqueada.
O percurso dos atletas vai incluir também a Rua Alferes Angelo Sampaio, Rua Dom Pedro II, Rua Desembargador Motta, Avenida Visconde de Guarapuava, Rua General Mário Tourinho e Rua Martin Afonso. Além disso, eles também passarão pela Rua Marechal Heitor Guimarães, Vicente Machado, Maria Grodz, Abraão Lerver e Presidente Taunay.
Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) vão acompanhar a prova e orientar motoristas que passem pela região.
Pré-carnaval
Já no início da tarde, é a vez da Rua Marechal Deodoro ser bloqueada entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Marechal Floriano Peixoto por causa do pré-carnaval do organizado pelo tradicional bloco Garibaldis e Sacis. A interdição será feitas das 12h às 23h.
Como a via será totalmente fechada, os ônibus terão ajustes na rota. A recomendação dos organizadores do evento é que os foliões utilizem o sistema público de transporte ou mesmo bicicletas para ir até a festa, já que há a possibilidade de muita lentidão nas ruas próximas.
Vestibular da PUC
O vestibular de janeiro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deve complicar o trânsito na região do Prado Velho. A prova acontece das 14h às 18h, mas o trânsito deve ser afetado desde as 11h, com possíveis congestionamentos por causa do número de veículos circulando nas proximidades da universidade.
O Setran informou de que não fará nenhum bloqueio, nem mesmo na Rua Imaculada Conceição. Entretanto, o órgão vai acompanhar o movimento e pode fazer qualquer operação caso seja necessário.
Já a URBS revelou que não terá reforço nas linhas de ônibus na região. Por isso, é preciso prestar atenção nos horários já definidos do transporte coletivo, já que um número menor de veículos circula no final de semana.
São 12 linhas que tem pontos perto da PUC: Aeroporto, Bom Retiro/PUC, Canal Belém, Curitiba/Fazenda Rio Grande, Curitiba/Pedro Moro, Fazendinha/PUC, Guabirotuba, Interbairros 1 (nos sentidos anti-horário e horário), Interbairros V, Raquel Prado, Uberaba e Vila São Paulo. Clique aqui e confira os horários de cada um.
Por isso, adote uma postura preventiva. Saia cedo de casa e evite chegar atrasado. As portas de acesso aos prédios, onde vão acontecer as provas, serão abertas às 13h e fechadas às 13h40.
Confira outras dicas para o vestibular:
Veja o ensalamento
A primeira recomendação é que você cheque bem o ensalamento, disponível no site do vestibular desde às 18h desta última quinta-feira (25). O documento diz exatamente o bloco onde a prova será aplicada, assim como a sala em que você fará a prova.
O que levar?
O candidato precisa estar bem atento ao que pode ou não levar para dentro da sala de prova. Como de costume, a caneta deve ser esferográfica, de cor azul ou preta. Atenção: não será permitido entrar com lápis, borracha e apontador, nem mesmo emprestar qualquer tipo de material de outro candidato. Portanto, leve itens de reserva.
Além disso, é muito importante estar com os documentos corretos. Além do comprovante de ensalamento, o estudante deve apresentar um documento oficial de identidade com foto recente. Os documentos aceitos são o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, identidade profissional ou militar e passaporte válido.
Não serão aceitos o cartão de CPF, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, carteira de estudante ou cópias autenticadas.
Itens proibidos
Não é apenas o celular que é proibido na sala de prova. Aparelhos eletrônicos em geral não são permitidos, assim como relógios e fones de ouvido. Os candidatos também não poderão usar bonés, gorros, chapéus e outros acessórios que cubram as orelhas para evitar o uso de pontos e outros meios de comunicação externa. Para ler o edital completo, clique aqui.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião