Uma ambulância passará a socorrer animais domésticos em situações de emergência em Curitiba. A licitação será feita pela prefeitura de Curitiba para ampliar os serviços prestados pelo Centro de Atendimento de Animais em Situação de Risco (Crar). O anúncio foi feito pelo próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), em sua conta no Facebook terça-feira (17). No post, Greca afirma que o serviço deve estar em funcionamento em três meses.
"Estamos com licitação em andamento para contratar serviços de apoio veterinário e suporte às atividades do Crar, que incluirá veículo de resgate para as situações mais graves. A expectativa de prazo para que mais esse serviço entre em operação é para os próximos três meses", publicou Greca no Facebook.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Além do veículo, o edital prevê a contratação de serviços de apoio veterinário, para que seja possível o funcionamento de um centro de atendimento para situações emergenciais. Esse será o local para onde serão levados os animais resgatados pela ambulância.
“A intenção é de que com o suporte, animais atropelados ou em situação de rua sejam resgatados e encaminhados a um local que tenham os serviços necessário para o atendimento emergencial”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da prefeitura de Curitiba, Edson Evaristo.
No post no Facebook, o prefeito afirmou que os animais seriam encaminhados aos hospitais veterinários das universidades nas situações mais graves. Mas, de acordo com Evaristo, a intenção é de que, com a licitação, seja possível contratar um serviço próprio de atendimento nesses casos.
Ainda não há mais detalhes do funcionamento do novo serviço, já que o edital ainda não foi lançado.
Crar
Atualmente, o Crar realiza a fiscalização nos casos de animais em situação de risco. O dono pode ser multado por maus-tratos. Mas quando não há como deixar o bicho sob a tutela do proprietário, ele é levado para o centro permanente do Crar. “A demanda que chega para nós hoje é de animais que precisam de cuidados não emergenciais, como vacinação, castração e uso de vermífugos”, conta Evaristo.
O centro permanente promove a doação desses animais resgatados e a intenção é que com a licitação, que ainda está em fase de elaboração, haja uma rotatividade de adoção. “Nós esperamos dinamizar a rotatividade de adoção. Temos vagas para 30 cães e 20 gatos, mas a intenção é que eles ganhem um lar muito mais rápido”, diz o diretor.
Para conhecer ou adotar os animais resgatados pelo Crar, a população pode visitar o local todos os dias da semana, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1381, na Cidade Industrial de Curitiba.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas