O tempo abafado e a temperatura acima dos 30° C pegaram os curitibanos de surpresa nesta quarta-feira (11). Entre o fim da manhã e o início da tarde, quem caminhou pelas ruas da capital teve lidar com o “bafo quente” que antecedeu as chuvas isoladas que caíram em algumas regiões por volta das 15h. Em Curitiba, os termômetros chegaram a marcar 32º C, enquanto no norte do estado, a sensação de calor continua. Em Cambará, a temperatura chegou a 37,8º C
De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, esse dia abafado em grande parte do estado está associado ao deslocamento de uma massa de ar aquecido que veio do centro do Brasil e atingiu o Paraná nesta quarta-feira.
Além disso, as áreas de instabilidade e a umidade que estavam concentradas entre o norte da Argentina e o Paraguai seguiram hoje para o Rio Grande do Sul, o que também interferiu na condição climática.
Enquanto esse deslocamento ocorria, a massa de ar quente se aproximava. “Essa massa de ar, associada à presença de sol e umidade, fizeram com que as temperaturas disparassem aqui e tivéssemos um dia abafado e quente”, explicou o meteorologista.
Segundo ele, essa condição de tempo no Paraná deve permanecer até quinta-feira (11), mas chuvas isoladas são esperadas durante a tarde e à noite, o que diminuirá a temperatura.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais