Acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet são alvo de uma operação das polícias civis de todo o país nesta quinta-feira (28). No Paraná, a força-tarefa ocorre em Curitiba e outras sete cidades.
RECEBA notícias de Curitiba e região pelo seu Whatsapp
De acordo com a Polícia Civil do Paraná, cerca de 65 policiais cumprem mandados de busca e apreensão. Além da capital, os trabalhos a ação ocorre em Arapongas, Cambé, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Paranavaí e São José dos Pinhais.
Com exceção de Foz do Iguaçu, com dois mandados, são cumpridos um mandado de busca e apreensão em cada município. A polícia procura por materiais ilegais, como fotos e vídeos de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual.
Leia também: “Não tivemos outra opção”, afirmam PMs que atiraram em cães para salvar idosa"
Alvos
Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com base em elementos coletados em ambientes virtuais que apresentavam indícios suficientes de autoria e delito.
O levantamento foi compartilhado com as Polícias Civis dos estados, que, por sua vez, instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais para expedição dos mandados de busca e apreensão.
As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1500 policiais em todo o país.