A Prefeitura de Curitiba vai fechar temporariamente 26 unidades básicas de saúde e direcionar os cerca de 850 profissionais que atendem nestes locais para a “linha de frente” do combate ao coronavírus. As mudanças passam a valer já nesta sexta-feira (27) e fazem parte do plano de contingência da Secretaria Municipal da Saúde para enfrentar os casos da Covid-19 na cidade.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Além das unidades fechadas, outras 11 funcionarão exclusivamente para a vacinação de crianças, gestantes e outros públicos-alvo das campanhas do calendário regular de vacinas – exceto a da gripe. “Precisamos lembrar que outras doenças não param com o surgimento de um novo vírus. Estamos com muitos casos de sarampo entre os jovens, por exemplo, e é preciso manter a vacinação para esse público, além do calendário das crianças”, afirma a secretária da saúde, Marcia Huçulak.
Nas 74 unidades que continuam abertas (veja quais são e onde ficam), os profissionais “extras” vão fazer um sistema de triagem já na porta, separando fisicamente os casos respiratórios (suspeitos de coronavírus) das demais urgências, como pressão alta, além dos atendimentos essenciais, como pré-natal, pacientes com condições crônicas descompensadas entre outros.
Novos profissionais
Durante a transmissão ao vivo feita para atualizar os casos da Covid-19 em Curitiba, nesta quinta-feira (25), o prefeito Rafael Greca também anunciou a contratação de 50 médicos e 10 enfermeiros através da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Segundo o prefeito, 15 deles já estão trabalhando, e os demais devem iniciar até o dia 9 de abril.
O prefeito afirmou também que vai autorizar, ainda nesta sexta (27), a contratação de mais 218 técnicos em enfermagem e 140 enfermeiros, pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Vacinação da gripe
Para os idosos, a campanha de vacinação da gripe deve ser retomada na segunda-feira (30), nos 42 locais específicos para isso, sendo 5 deles em sistema de drive thru. A vacinação foi suspensa no segundo dia da campanha, porque os estoques acabaram. No entanto, novas doses devem chegar à capital a tempo de retomar a campanha na segunda-feira.
Confira os locais de vacinação da gripe nesta matéria.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?