Governo do Paraná anunciou a abertura de 32 novos leitos SUS para Covid-19.| Foto: Divulgação/Sesa
Ouça este conteúdo

Com o aumento expressivo dos casos de coronavírus em Curitiba nos últimos dias, muitos hospitais da cidade já atingiram ou estão próximos do limite no atendimento. Até a última segunda-feira (23), cinco hospitais da rede pública apresentavam 100% de ocupação em leitos de UTI ou enfermaria exclusivos para Covid-19, enquanto três estabelecimentos da rede privada anunciaram que não têm mais condições de receber pacientes.

CARREGANDO :)

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde de segunda-feira, a situação mais grave é no Hospital do Trabalhador, que está com todos os leitos SUS para Covid ocupados (8 de UTI e 12 de enfermaria). No Hospital Erasto Gaertner o quadro também é preocupante, com todas as UTIs ocupadas e apenas um leito de enfermaria disponível.

Publicidade

Leitos de enfermaria também se encontram lotados no Hospital da Cruz Vermelha, que ainda dispõe de três leitos de UTI. No Hospital das Clínicas e no Evangélico, são as UTIs que estão próximas da lotação, com apenas um leito vago cada (veja os números de ocupação de leitos no final do texto).

No geral, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação dos 324 leitos SUS exclusivos para Covid-19 na capital está em 89%, com 37 leitos livres. Cabe lembrar que todos os pacientes internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença.

Na rede particular, três hospitais já informaram que deixaram de receber pacientes de Covid-19 porque atingiram a lotação máxima: Nossa Senhora das Graças, Sugisawa e, nesta terça, o Marcelino Champagnat.

Governo estadual e prefeitura da RMC ativam novos leitos

Para tentar evitar um colapso na rede hospitalar, o governo do Paraná anunciou na última sexta-feira (20) a ativação de 38 leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital de Reabilitação. Foram cedidos ainda 12 respiradores e 12 monitores para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, possibilitando a ativação de 10 leitos no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), pediu que hospitais particulares e prefeituras da região metropolitana reabram leitos exclusivos de Covid-19. A prefeitura de São José dos Pinhais já anunciou a reabertura de 10 leitos de UTI.

Publicidade

Na semana passada, Sindicato do Hospitais do Paraná (Sindipar), Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar) e Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar) manifestaram preocupação com o aumento dos casos de coronavírus no estado. "A chance de faltar leito de UTI é grande se os casos continuarem crescendo. Por outro lado, os hospitais já estão preparados para receber os pacientes e vão continuar a atender os casos com muita expertise”, disse Rangel da Silva, presidente da Fehospar.

Ocupação de leitos SUS exclusivos para Covid-19 (dados de 23/11)

UTIEnfermaria
Cruz Vermelha63%100%
Erasto Gaertner100%80%
Santa Casa90%67%
Hospital de Clínicas98%88%
São Vicente Centro60%50%
Evangélico98%65%
Hospital do Idoso79%70%
Hospital do Trabalhador100%100%
Hospital de Reabilitação92%53%
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]