Começa nesta segunda-feira (1.º) a campanha Outubro Rosa 2018 com o objetivo de prevenir o câncer de mama em Curitiba. A abertura está marcada para 10h no calçadão da XV de Novembro, no Centro, onde profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) darão orientações a respeito do autoexame e de outros assuntos envolvendo o tema.
O evento é organizado pela SMS em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Conselho da Mulher Empresária e promete uma programação intensa durante todo o dia com sorteio de brindes, aferição de pressão, teste de glicose, informações sobre reconstituição e pigmentação da mama, demonstrações de maquiagem e tratamentos estéticos que ajudam a melhorar a autoestima. Integrantes da banda da Polícia Militar e de grupos e de grupos de teatro da cidade também participam do evento.
- Leia também - Cadela da PM chora morte de cão e emociona policiais do Bope
De acordo com Márcia Huçulak, secretária de Saúde de Curitiba, a campanha de 2018 abordará o assunto da prevenção como um ato de coragem e deve chamar a atenção das mulheres para o autocuidado e a realização de exames de rotina. “A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro Rosa tornou-se um marco para relembrarmos as mulheres para que não se descuidem”, afirmou ao site da prefeitura de Curitiba.
Onde fazer o exame
Na capital paranaense, a acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde, que encaminham a paciente para a mamografia. “Nós não temos fila para marcação da mamografia, então é importante que as mulheres busquem a sua unidade de saúde para fazer o acompanhamento”, pontua Márcia.
- Veja mais - Prefeitura entrega rua no Jardim Botânico sem sinalização
Mulheres com 50 anos ou mais devem fazer o exame da mamografia de rotina a cada dois anos e quem tem casos de câncer de mama ou ovário na família deve procurar orientação médica para realização precoce do acompanhamento.
Também é importante realizar o autoexame das mamas periodicamente e procurar um profissional de saúde ao perceber alguma alteração.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião