Começa nesta segunda-feira (1.º) a campanha Outubro Rosa 2018 com o objetivo de prevenir o câncer de mama em Curitiba. A abertura está marcada para 10h no calçadão da XV de Novembro, no Centro, onde profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) darão orientações a respeito do autoexame e de outros assuntos envolvendo o tema.
O evento é organizado pela SMS em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Conselho da Mulher Empresária e promete uma programação intensa durante todo o dia com sorteio de brindes, aferição de pressão, teste de glicose, informações sobre reconstituição e pigmentação da mama, demonstrações de maquiagem e tratamentos estéticos que ajudam a melhorar a autoestima. Integrantes da banda da Polícia Militar e de grupos e de grupos de teatro da cidade também participam do evento.
- Leia também - Cadela da PM chora morte de cão e emociona policiais do Bope
De acordo com Márcia Huçulak, secretária de Saúde de Curitiba, a campanha de 2018 abordará o assunto da prevenção como um ato de coragem e deve chamar a atenção das mulheres para o autocuidado e a realização de exames de rotina. “A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro Rosa tornou-se um marco para relembrarmos as mulheres para que não se descuidem”, afirmou ao site da prefeitura de Curitiba.
Onde fazer o exame
Na capital paranaense, a acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde, que encaminham a paciente para a mamografia. “Nós não temos fila para marcação da mamografia, então é importante que as mulheres busquem a sua unidade de saúde para fazer o acompanhamento”, pontua Márcia.
- Veja mais - Prefeitura entrega rua no Jardim Botânico sem sinalização
Mulheres com 50 anos ou mais devem fazer o exame da mamografia de rotina a cada dois anos e quem tem casos de câncer de mama ou ovário na família deve procurar orientação médica para realização precoce do acompanhamento.
Também é importante realizar o autoexame das mamas periodicamente e procurar um profissional de saúde ao perceber alguma alteração.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião