• Carregando...
Linha de ônibus Novena funciona apenas às quartas (Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Parana)
Linha de ônibus Novena funciona apenas às quartas (Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Parana)| Foto:

A novena realizada todas as quartas-feiras no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, não é considerada uma das maiores de Curitiba por acaso. Com uma média de 35 mil fiéis passando pelo templo a cada semana, a cerimônia já se tornou tão tradicional que a prefeitura da capital precisou criar uma linha de ônibus dedicada apenas para levar e trazer pessoas que vão à missa.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Como não poderia deixar de ser, a linha Novena circula pela cidade durante apenas um dia da semana: quarta-feira. Com itinerário específico, o ônibus cobre diversos pontos entre o Centro da cidade e o Alto da Glória, incluindo as praças Osório, Santos Andrade e Rui Barbosa, de onde parte a cada 30 minutos.

O primeiro ônibus começa a circular às 7h35 e roda até as 22h05. E, embora não consiga chega a tempo das primeiras e últimas missas, ajudam a levar fiéis que vêm de diferentes bairros a chegar ao Santuário no Alto da Glória. É o caso da devota Edilene dos Santos, de 70 anos, que leva entre 15 e 20 minutos para chegar do Pilarzinho até o templo. Pelas linhas regulares, ela levaria o dobro do tempo.

E, embora circule somente uma vez por semana, a linha Novena já criou passageiros cativos — afinal, todos se encontram religiosamente às quartas-feiras no ônibus e com o mesmo destino. À frente da linha há três anos, o motorista Antonio Lima da Silva, 57, diz que já é conhecido entre os passageiros. “Sou tratado com muito respeito e carinho. Às vezes até trazem bolo, docinhos. Me apelidaram de ‘pavão’ porque dizem que sou muito bonito”, brinca.

Como a grande maioria das passageiras são senhoras idosos, Antonio conta que já fez várias amizades, cumprimenta cada uma das pessoas que embarca e ainda ajuda quem tem dificuldade para subir no ônibus. “Costumo dizer que levo uma carga preciosa, frágil”, afirma o motorista que garante ter cuidado redobrado ao conduzir a linha. “Como a grande maioria dos passageiros é idosa, todo cuidado é pouco. Por isso, vamos com bastante calma e paciência”, diz.

No entanto, para usar a linha Novena, não é preciso estar indo para o Santuário e qualquer pessoa pode embarcar no ônibus — apenas às quartas, é claro. A passagem segue os mesmos R$ 4,50 do restante do sistema de transporte de Curitiba.

Lendas a bordo

Emblemática, a linha Novena pode ter uma conexão com o sobrenatural. Segundo a escritora especialista em lendas urbanas de Curitiba, Luciana do Rocio Mallon, dois eventos milagrosos cercam a história do coletivo. No primeiro, registrada no ano de 1998, uma jovem desempregada foi abordada pelo fantasma de um pároco que embarcou no ônibus enquanto se dirigia à novena no bairro Alto da Glória. Imediatamente após o encontro a jovem foi contratada por uma grande empresa.

A segunda história dá conta de uma cética senhora que, sem esperanças, decidiu interceder em favor de sua filha doente na novena e, após o clamor das passageiras do ônibus que, com ela, se dirigiam ao Santuário, a menina milagrosamente se curou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]