A primeira geada do ano já tem data para chegar no Paraná. Segundo o Instituto Simepar, o fenômeno deve acontecer na próxima segunda-feira (21), com probabilidade maior para aparecer no interior do estado. E, apesar de ainda ser muito cedo para definir com toda a certeza, Curitiba também pode estar no radar da geada no mesmo dia, quando a temperatura mínima está prevista para 4ºC.
“Ainda é preciso aguardar para ter a certeza absoluta, mas o primeiro fator para a geada acontecer, que é temperatura menor que 5ºC, já está praticamente confirmado na capital”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Segundo Braun, outros fatores que fazem com que o dia amanheça esbranquiçado são o céu limpo – o que também tem probabilidade de acontecer em Curitiba - a ausência de ventos fortes e pouca umidade.
Leia também: Temperaturas devem despencar em Curitiba no fim de semana
Justamente a questão da umidade e nuvens, que na capital acabam aparecendo com frequência devido à proximidade com o oceano, é o que costuma manter a geada mais longe da cidade. Isso, porém, não acontece no interior, onde a possibilidade da geada para o início da próxima semana é maior, de acordo com o meteorologista. “O que a gente não pode ainda é dizer se vai ser de intensidade forte, média ou fraca”, lembra o especialista.
Apesar de haver possibilidade de mudança do tempo até lá, é a passagem de duas frentes frias pelo estado que indica a chegada do gelo na segunda-feira. Uma delas faz chover em Curitiba logo nesta quarta-feira (16), e a outra entre a sexta-feira (18) e o sábado (19).
Alerta geada
Para informar com mais precisão sobre a chegada do fenômeno, o Simepar disponibiliza em seu site, entre maio e setembro deste ano, uma ferramenta chamada de “Alerta Geada”. A função avisa com antecedência de 72h a 24h as cidades e a intensidade da geada.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião