A prefeitura de Curitiba reativou neste sábado (27) mais 15 leitos de UTI do SUS para enfrentar a "avalanche de casos" dos últimos dias, como se referiu a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, à aceleração da pandemia. Todos os leitos são na Santa Casa de Misericórdia e agora aumentam para 378 as vagas de tratamento intensivo para pacientes com coronavírus na capital, cuja ocupação sexta-feira (26) chegou ao estado crítico de 93%. Já os leitos de enfermaria para Covid-19 na cidade são 486.
Com isso, Curitiba tem agora 864 leitos exclusivos de Covid-19. A quantidade é 56,2% maior do que os 553 leitos previstos inicialmente no Plano Municipal de Contingência da Pandemia. O que só reforça a preocupação com o terceiro avanço do coronavírus com as mutações mais transmissíveis, em especial a variante descoberta em Manaus, cujo sistema de saúde entrou em colapso. Vale lembrar que fora os leitos de SUS, aproximadamente metade dos atendimentos de Covid-19 em Curitiba é na rede privada, que também enfrenta sobrecarga.
A secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, considerou nesta semana o quadro atual como uma "avalanche de infecções". “O momento é delicado e precisamos de toda a colaboração da população para reduzir a transmissão da doença. Nosso sistema hospitalar não tem mais para onde expandir. Estamos fazendo o possível e o impossível para não faltar assistência para os curitibanos”, clama a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak, em entrevista à Agência de Notícias da Prefeitura.
Antes da reabertura dos 15 leitos neste sábado, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, havia solicitado à prefeitura que reforçasse as vagas hospitalares diante da aceleração de infecções nos últimos dias.
Ao anunciar o decreto estadual que determina o fechamento do comércio não essencial, a suspensão da volta às aulas e das cirurgias eletivas (sem urgência) e a extensão do toque de recolher a partir das 20h, o governo também anunciou reforço de mais 225 leitos Covid-19 em todo o Paraná. Até a semana que vem, serão 225 vagas novas nos hospitais: 99 de UTI e 152 de enfermaria.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Deixe sua opinião