Apesar do agravamento da pandemia da Covid-19 em Curitiba e no Paraná, a noite de sexta-feira (11) teve registro de aglomeração de jovens no Largo da Ordem, no centro da capital. Desde quarta-feira (2), o estado está sob toque de recolher entre as 23h e às 5h, com circulação restrita de alguns setores da economia justamente para conter o avanço da pandemia. Isso não impediu que dezenas de pessoas ficassem na rua e sem máscara.
Curitiba está sob bandeira laranja de alerta contra a Covid-19, também para impedir novos contágios. Nas últimas semanas, a prefeitura tem reforçado o pedido para que jovens evitem sair para festas. O sistema de saúde da cidade está próximo de chegar ao colapso porque faltam leitos exclusivos para o coronavírus e outras enfermidades. A espera por um leito em Curitiba, por exemplo, pode chegar até três dias.
Aglomeração intensa no Largo da Ordem
Nesta sexta, a aglomeração foi no Largo da Ordem, pouco antes das 22h, enquanto os bares e lanchonetes que servem comida têm autorização para funcionar. A prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pede o apoio da população neste atual momento.
Em vídeos, é possível perceber grupos de pessoas reunidas no calçadão do Largo. Algumas delas sem máscara e conversando de perto. Percebe-se que são jovens.
Nas últimas semanas, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, destacou que esse comportamento da faixa etária entre 15 e 49 anos pode ser o estopim para Curitiba chegar a um ponto crítico no sistema de saúde. Na última semana, filas começaram a se formar para ocupar um leito exclusivo de covid-19 na capital. “Quantas pessoas esse jovem pode estar matando?”, questionou a secretária no fim do mês de novembro.
Embora o vídeo mostre uma viatura da Guarda Municipal monitorando o movimento no Largo da Ordem, a fiscalização do local não foi descrita entre as ações das equipes da Aifu nesta sexta-feira.
De acordo com a prefeitura, na noite desta sexta-feira foram realizadas cinco fiscalizações que resultaram em três interdições. Um bar no Centro Cívico, uma lanchonete no Batel, uma lanchonete/bar e mais um bar no Umbará. Foram expedidas uma notificação por comércio irregular para os bares e uma notificação por descumprir a resolução 01/2020 para a lanchonete no Batel.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast