Passada a nova frente fria, que chega a Curitiba na tarde desta quinta-feira (8) e vem acompanhada de rajadas de ventos intensas – que podem chegar a 75 km/h –, uma massa de ar frio pode fazer os termômetros da capital zerarem no sábado (10) e provocar a primeira geada do ano por aqui, de acordo com o Simepar, - ou seja, ainda mais frio na capital do que havia sido previsto no início da semana.
Mínimas do PR
As temperaturas mais baixas no estado no fim de semana estão previstas para General Carneiro, com -3ºC no sábado, e Palmas, com -3ºC no sábado e no domingo, e para Guarapuava, com -2ºC também no sábado e no domingo.
De acordo com o Simepar, as temperaturas começam a cair já na sexta-feira (9), quando a mínima deve ser de 7°C. A partir de sábado (10), a massa de ar frio e seco realmente mostra a que veio e a mínima em Curitiba deve ficar em 0°C, criando condições para a ocorrência de geada. A máxima deve ficar em torno de 12°C .
No domingo, as temperaturas chegam a subir um pouco mais, podendo atingir 18°C, mas a mínima ainda será bastante baixa: 1°C. “É uma intensa massa de ar frio e seco. O tempo fica estável, mas o frio é rigoroso mesmo com a presença do sol”, diz o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib.
O frio será intenso em todas as regiões do estado e haverá condições para formação de geada em quase todo o Paraná. “Só não deve gear no Litoral”, diz Kneib. Lá, as temperaturas devem variar entre 8°C e 18°C no sábado, e 10°C e 21°C no domingo. Nas regiões Sul, Sudoeste, Centro-Sul e nos Campos Gerais, a geada pode ser mais forte, deixando a grama e os campos branquinhos.
A expectativa é de que as temperaturas voltem a subir apenas a partir da metade da próxima semana.
Quinta e sexta-feira
De acordo com o Simepar, o dia deve começar seco e “quente” nesta quinta-feira. No meio da tarde, a frente fria que avança pelo estado durante o dia atinge a região Leste e pode provocar ventos de até 75 km/h em Curitiba e região. No interior, as rajadas de vento podem chegar a 95 km/h. Os ventos aumentam o risco para quedas de árvores.
Além dos ventos, devem ocorrer chuvas e trovoadas. “A chuva vai ser forte, mas passageira. O volume deve ser mais baixo [do que registrado na terça-feira]”, diz Reinaldo Kneib. As temperaturas devem variar entre 14°C e 23°C.
Na sexta-feira, a previsão de chuva se mantém. Elas devem ser mais moderadas, assim como os ventos. As temperaturas variam entre 7°C e 18°C.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”