Curitiba terá um curso superior de Museologia. O bacharelado será da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) , no câmpus Juvevê, onde já funciona a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. As inscrições já estarão abertas no próximo vestibular da instituição, com 40 vagas.
O período do bacharelado é de quatro anos. O decreto de criação foi assinado segunda-feira (19) pela governadora Cida Borghetti, com a presença do prefeito de Curitiba Rafael Greca.
O curso estuda atividades de museus, mas não só. Conforme o edital do curso, o museólogo pode também atuar em centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, arquivos, universidades e escolas. Além de prestar consultoria a entidades vinculadas à conservação, documentação, pesquisa e difusão cultural.
- Leia também - Bondinho reabre no Centro de Curitiba após 5 meses de reforma
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, afirma que o curso já vinha sendo pensado diante da demanda no Paraná. Sperandio também ressalta que não serão contratados professores para o novo curso - as aulas serão ministradas pelos mesmos docentes que já ministravam o curso de pós-graduação em Museologia.
- Veja mais - Bombeiros tentam restaurar viaturas centenárias da corporação
“Vamos formar pessoas para entender e compreender de gestão de museu. Recentemente tivemos o episódio do Rio de Janeiro em que foi muito criticada a gestão”, citou o secretário, referindo-se ao incêndio do Museu Nacional em setembro.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião