Os sistemas meteorológicos que circundam o Paraná deixam o tempo em Curitiba nublado e quente. A grande quantidade de nuvens é o resultado do deslocamento da umidade entre um sistema de alta pressão, que repele a umidade de seu centro e está sobre o Oceano Atlântico, para um sistema de baixa pressão, que atrai umidade e está sobre o Paraguai. Com isso, o ar úmido que sai do oceano deixa Curitiba com nebulosidade praticamente o sábado (2) todo. Ainda assim, os termômetros sobem na capital, e chegam aos 26ºC, de acordo com o Simepar. A mínima deve ficar na casa dos 13ºC.
No domingo (3), o enfraquecimento dos sistemas faz com que a nebulosidade reduza, o sol apareça por períodos maiores de tempo e as temperaturas subam, chegando aos 28ºC. A mínima fica em 13ºC. Mesmo com a nebulosidade constante, a chance de chuvas significativas é pequena. A previsão do Simepar é de que pode cair alguma garoa em Curitiba, principalmente no sábado, mas de forma isolada e pontual.
A chance de chuva é maior no Litoral. Com maior influência da umidade do mar, a faixa costeira tem previsão de chuvas mais significativas, podendo chegar a um volume acumulado de até 6 milímetros no sábado.
Com isso, a temperatura não sobe tanto, e deve bater nos 25ºC, com mínima de 18ºC. No domingo, a chance é de chuvas é pequena, e o sol deve aparecer mais, elevando os termômetros. A máxima prevista deve chegar aos 28ºC, com mínima de 19ºC.
Interior
A previsão para praticamente todo o interior é de céu limpo e temperaturas altas. Sofrendo menor influência da umidade do oceano, as nuvens se formam até a região dos Campos Gerais, onde fazem as temperaturas da área ficarem no patamar das da capital no sábado. Ponta Grossa, por exemplo, terá máxima de 25ºC e mínima de 13ºC. No domingo, a previsão é para alguma instabilidade, mas com temperaturas em elevação. Máxima de 28ºC, com mínima de 13ºC.
Na faixa que abrange as regiões Noroeste, Norte, Oeste e Sudoeste, o sol predomina. Com presença constante, os termômetros sobem rapidamente e passam dos 30ºC em muitas cidades logo pela manhã, como em Foz do Iguaçu, Guaíra e Jacarezinho.
A máxima no sábado será em Paranavaí, onde faz 32ºC. No domingo, a nebulosidade se intensifica, mas as temperaturas não arrefecem, já que a cobertura de nuvens faz um efeito cobertor térmico, mantendo o aquecimento da atmosfera. Com o sol, as marcas chegam aos 32ºC, em Foz, e aos 34ºC em Maringá.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião