Feriado católico, o dia de Corpus Christi tem programação religiosa especial em Curitiba nesta quinta-feira (15). Ao longo do dia, milhares de fiéis devem acompanhar a tradicional procissão oficial da Arquidiocese, que vai do Centro ao Centro Cívico e neste ano será a única passeata da capital. Por causa do evento, algumas ruas terão trânsito bloqueado ou modificado no início da manhã e no fim da tarde.
Veja as ruas serão bloqueadas por causa da procissão de Corpus Christi
As festividades religiosas têm início às 14h, com a presença do padre Reginaldo Manzotti em um palco instalado em frente à Catedral de Curitiba. Logo em seguida, às 15h, uma missa oficial será conduzida pelo arcebispo metropolitano Dom José Antônio Peruzzo.
Serviço
14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes).
15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral.
16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu.
18h – Benção do Santíssimo Sacramento.
A passeata católica começa após o término da missa, por volta das 16h30, seguindo pela Avenida Cândido de Abreu. O destino é a Praça Nossa Senhora de Salete. Neste ano a celebração de Corpus Christi homenageia os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, assunto que será tema dos tapetes montados para a procissão.
Especialmente neste ano, a Arquidiocese de Curitiba recomendou que os fiéis de todas as paróquias da cidade se reunissem exclusivamente na procissão do Centro. De acordo com a entidade, o intuito de fazer uma procissão única é aumentar a união entre os católicos da cidade. Os tapetes de Corpus Christi começam a ser montados na Avenida Cândido de Abreu às 7h de quinta-feira. No processo de produção, os fiéis utilizam materiais diversos, incluindo reciclados, tnt e ferragens, por exemplo.
Além da programação oficial da arquidiocese, missas e vigílias especiais podem ser encontradas nas 139 paróquias de Curitiba.
Trânsito
De acordo com a Secretaria Estadual de Trânsito (Setran), a Avenida Cândido de Abreu terá bloqueio na altura da rotatória da Rua Deputado Mário de Barros, entre 7h e 8h. O momento é para a montagem dos tapetes da procissão.
Na parte da tarde, entre 14h30 e 16h30, o acesso à Praça Tiradentes fica impedido para celebração da missa. Já a Rua Barão do Serro Azul e a Avenida Cândido de Abreu ficam totalmente bloqueadas a partir das 16h30. A liberação está prevista para as 19h. A pista lenta da Cândido de Abreu, sentido Centro Cívico, entre a Praça Dezenove de Dezembro e a Comendador Fontana, não terá bloqueio de trânsito.
Veja o mapa dos bloqueios causados pela procissão de Corpus Christi
Colaborou: Cecília Tümler
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas