O sol e o ar mais seco que predominam em todo o Paraná vão fazer com que o inverno curitibano siga quente ao longo desta semana. O estado está sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens, o que favorece o aumento da temperatura. Nesta quinta-feira (29), a capital terá até 24ºC de máxima.
Confira a previsão do tempo para sua cidade
Esse sistema deve se estender até o fim de semana, o que significa tempo bom e termômetros com marcações mais amigáveis pelos próximos dois dias. A situação muda no sábado (1.º), quando uma frente fria passa pelo Oceano Atlântico e traz pequenas variações no continente, sobretudo no território paranaense, de acordo com o Instituto Simepar, Ana Beatriz Porto da Silva.
O céu ficará mais encoberto e isso ajudará a manter uma menor variação de temperatura, além de criar um cenário mais propício para chuvas. No entanto, segundo Ana Beatriz, essa instabilidade será isolada e de fraca intensidade, principalmente em cidades mais próximas da fronteira com Santa Catarina.
Restante da semana
De acordo com a meteorologista do Instituto Simepar, a previsão é tempo deve seguir aberto, pelo menos, até sexta-feira (30). A máxima deve chegar 24º C e as mínimas a 9º C, principalmente durante a noite.
Essa amplitude térmica exagerada é fruto desse ar mais seco, que impede a formação de nuvens. “A nebulosidade funciona como um cobertor, impedindo que o calor se dissipe rapidamente. Em uma noite de céu sem nuvens, como nos últimos dias, a temperatura acaba caindo mais e mais rápido”, explica a especialista. Em Umuarama, a mínima é de 14º C e máxima de 28º C. Em Telêmaco Borba, a variação vai de 9º C a 24º C.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião