Curitiba terá um feriado de tempo dividido entre momentos secos e de chuva, entre o sol aparecendo e a nebulosidade predominando nesta quinta-feira (12). O dia que marca os 300 anos de aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida pode também trazer tempestades com raios, como foi visto nessa quarta-feira, quando mais de 240 caíram em Curitiba, segundo o Simepar.
Leia também: Feriado de Nossa Senhora Aparecida leva multidão à paróquia da Padroeira em Curitiba
Assim, o alerta é para que as pessoas fiquem atentas aos cuidados que devem ser tomados nessas circunstâncias. Quando em casa, a orientação é manter aparelhos eletrônicos fora das tomadas, para evitar queimas, não tomar banho, não usar chuveiros ou torneiras elétricas durante as tempestades. Se estiver em ambiente externo, os cuidados devem ser para permanecer longe de cercas metálicas, de bicicletas e motocicletas, e procurar não permanecer em áreas isoladas ou descampadas.
Segundo a meteorologista do Simepar, Beatriz Porto, a chuva deve seguir caindo em Curitiba, e é provável que as tempestades tragam tantos raios como os que foram vistos na quarta. “O final da tarde foi atípico, com as chuvas fortes e os raios. A previsão é que a condição seja de chuvas isoladas, algumas pancadas”, afirmou.
Leia também: O que abre e fecha em Curitiba no feriado de 12 de Outubro
Ela explica que existem fatores que estão propiciando a formação das descargas elétricas, e pontua que o número registrado em Curitiba não é anormal. “O que temos é um sistema de baixa pressão e a condição de ambiente quente. A quantidade de raios acompanha o sistema. Não é sempre que tem tantos, mas não é algo fora do comum”. A mínima prevista para Curitiba é de 18ºC, e a máxima pode chegar aos 30ºC.
Litoral
Destino de muitos curitibanos, o litoral terá clima parecido com o da capital. A previsão é de pancadas de chuvas isoladas, com sol aparecendo eventualmente, mas predomínio da nebulosidade. Com a maior umidade e as chuvas, as temperaturas serão mais amenas que em Curitiba. A condição climática, no entanto, faz com que a amplitude térmica seja menor na faixa litorânea. “O litoral tem pouca variação de temperatura, e o tempo fica bem ameno”, sentenciou a meteorologista. Mínima de 22ºC e máxima de 28ºC.
Interior
A quarta-feira foi de recordes para o ano de 2017. Segundo o Simepar, as cidades de Cambará, Cândido de Abreu, Londrina e Maringá registraram as maiores temperaturas do ano, todas acima dos 36ºC. Sem sofrer com a umidade do sistema de baixa pressão, que está sobre o sul do Paraguai, o tempo fica limpo na grande maioria da região, fazendo com que os termômetros sigam em alta. Assim, é possível que os termômetros superem novamente as marcas mais altas. A previsão de máxima, no entanto, é de 34ºC, em Londrina. Mínima de 20ºC, em Telêmaco Borba e Foz do Iguaçu.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião