• Carregando...
MOBILIDADE URBANA – Trânsito nas ruas de Curitiba – canaleta do onibus na avenida República Argentina, no bairro Água Verde e Batel – imóveis – apartamentos – mercado imobiliario – habitação – imagens aéreas de Curitiba –
Vista aérea de Curitiba.| Foto: Gabriel Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

Curitiba entrou para o top 10 da lista de melhores cidades para empreender. A capital paranaense aparece na 3ª posição do ranking elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. Somou 8,16874 pontos, fruto de uma avaliação composta por sete quesitos. No ano passado, a cidade era a 11ª colocada no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

CADASTRE-SE e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

O estudo, que usa dados de 2021 de 101 municípios mais populosos do país, foi divulgado nesta quarta-feira (16). São Paulo (1º, com 9,28724 pontos) e Florianópolis (2º, com 8,49622) estão nas duas primeiras posições, assim como na edição anterior do levantamento.

O bom desempenho de Curitiba se repetiu também nos rankings por áreas específicas. No item "acesso a capital", a cidade figura em 4º lugar - era a 7ª em 2021 -, com destaque para o acesso a capital de risco, segundo a Enap. Em "inovação", a capital paranaense aparece em 5º lugar, subindo um degrau em relação à edição anterior.

Essa mesma leve melhora é replicada no quesito "capital humano", ficando em 6º lugar - antes estava em 7º. Curitiba se destacou tanto no acesso à mão de obra básica quando qualificada. Outra cidade paranaense que aparece no top 10 desses rankings é Maringá, justamente na tabela de "capital humano". É a 7ª colocada.

O pior desempenho de Curitiba na lista foi em "ambiente regulatório", na qual está em 44º lugar. Fica atrás, inclusive, de quatro outras cidades do estado: São José dos Pinhais (11º), Cascavel (15º), Londrina (24º) e Maringá (36º).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]