Os passageiros que andam na linha Circular Centro em Curitiba ganharam uma novidade nesta quarta-feira (3): um ônibus 100% elétrico, com capacidade de rodar até 250 km por dia à base de bateria e que não emite poluentes. O veículo Volare faz parte da montadora BYD e ficará em teste por 30 dias. Caso a Urbs — empresa municipal que gerencia o transporte público de Curitiba — aprove, o modelo será incorporado à frota, com outros quatro veículos.
Leia também: Curitibanas compram mini pigs, mas acabam com porcos de mais de 50 kg em casa
Outra característica do ônibus é o embarque facilitado para idosos e pessoas com deficiência. Ele conta com suspensão de ar que o rebaixa na altura do piso, facilitando o acesso. Para ajudar, uma rampa adaptada na porta de entrada também ajuda na mobilidade. “É como se o ônibus ajoelhasse para deixar a entrada no nível do solo, uma tecnologia que facilita o acesso”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Saiba mais: 5 obras que impactam o trânsito em Curitiba
No período de teste, o ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular Centro. A linha roda cerca de 160 km por dia exclusivamente no Centro. Além disso, quem está acostumado com a tradicional cor branca dos ônibus que integram a frota vai facilmente identificar a novidade, já que ele traz um visual um pouco diferente dos demais, já que ele é todo estilizado em prateado.
Além do ônibus elétrico, a Urbs testou em setembro um modelo superarticulado na linha Interbairros II. O modelo, fabricado pela Mercedes-Benz, tem 23 metros de comprimento, 2,5 metros maior do que os articulados tradicionais, e é capaz de transportar mais passageiros em uma única viagem: 210 passageiros.
Deixe sua opinião