A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informou ter vacinado contra a Covid-19, até segunda-feira (21), 713.261 pessoas com a primeira dose. Isso representa 47% da população adulta, acima de 18 anos, que é o público alvo desta campanha de imunização. Estimativa do Ipardes aponta que há 1.510.575 moradores adultos.
Já o número de pessoas que completaram o esquema vacinal, ou seja, que já receberam também a segunda dose, representa apenas 15% da população adulta. Até segunda-feira (21), 235.943 pessoas receberam a segunda dose.
O total de doses aplicadas até agora – 949.204 – representa quase 90% das doses recebidas. O índice entre doses recebidas/aplicadas – acima de 85% - é considerado “bom” na avaliação do SUS.
A secretaria da Saúde, contudo, tem manifestado preocupação com a continuidade da campanha de vacinação na cidade e chegou a divulgar que teria apenas 15 mil primeiras doses para aplicar nesta terça-feira (22), quando optou por fazer uma repescagem, com pessoas (de grupos prioritários e faixas etárias) já chamadas em datas anteriores, mas que ainda não foram a um ponto de vacinação.
Expectativa
A prefeitura de Curitiba aguarda o recebimento de mais doses para ampliar o atendimento. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (22) que prepara a distribuição aos estados de três lotes nesta semana.
A pasta se refere à chegada de doses da Pfizer: 528.840 doses nesta terça-feira (22); 936 mil doses nesta quarta-feira (23); e 936 mil doses nesta quinta-feira (24). O Ministério da Saúde não informou ainda a previsão de doses para cada estado brasileiro. Além disso, nesta terça-feira (22), o governo federal também recebeu 1,5 milhão doses da Janssen, que serão distribuídas aos estados nos próximos dias.
A vacina da Janssen exige apenas uma aplicação, ao contrário das demais já utilizadas no Paraná (Coronavac, da Astrazeneca e da Pfizer), que pedem duas doses.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião