Curitiba vai ganhar um novo binário em breve – desta vez no bairro Santa Quitéria. A prefeitura anunciou que as ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes vão ser requalificadas e receber nova sinalização para compor a linha de acesso entre os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido. Ao todo, o binário terá cerca de 2,5 km de extensão entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Herberto Neal. A previsão é que ele comece a operar já no final de março.
Confira também: Veja a lista de 61 ruas que vão ser asfaltadas em Curitiba
De acordo com o prefeito Rafael Greca (PMN), o objetivo do novo binário é oferecer um sistema eficiente para que o trânsito possa fluir na região. Para isso, as duas ruas vão ganhar mais faixas para a circulação de veículos. Atualmente, a Rua João Alencar Guimarães conta com apenas uma pista no sentido bairro. A partir da implementação das mudanças, serão três. Já na Major França Gomes, que levará os motoristas para o Centro, serão duas faixas de circulação.
Leia também: Em apresentação de novos biarticulados, Greca critica “madames da Praça do Japão”
A data exata ainda não foi definida, mas a estimativa da prefeitura é que as alterações estejam prontas para as comemorações do aniversário de Curitiba, quando outras obras devem ser entregues na cidade — incluindo as mudanças na Praça do Japão e a trincheira do Ceasa. No momento, as ruas estão passando por obras de adequação do asfalto e há bloqueio parcial em alguns trechos. A previsão é de que os trabalhos terminem em 15 dias.
A expectativa da prefeitura é de que as mudanças diminuam os problemas de trânsito na região. Ao todo, a administração municipal estima que cerca de 2 mil carros passem pelas duas ruas diariamente somente nos horários de pico — quase 20 mil ao longo de todo o dia. Além disso, espera-se também que a mudança no sentido das ruas também facilite a vida dos usuários do sistema de transporte, já que os ônibus que passam pela região vão ficar menos tempo parados em congestionamentos.
“As duas ruas serão requalificadas, sinalizadas e esperamos o mesmo êxito que tivemos no binário Mateus Leme/Nilo Peçanha”, disse Greca. No entanto, apesar dessa inspiração no modelo adotado no ano passado, a principal diferença é que o binário do Santa Quitéria contará com vagas de estacionamento nos dois sentidos — algo que os comerciantes da região da Mateus Leme/Nilo Peçanha reclamam que faltou na região.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas