Uma via calma deve ser implantada nas avenidas República Argentina e Winston Churchill, entre os bairros Água Verde e Pinheirinho, em Curitiba, até o fim do ano. A velocidade máxima permitida vai cair para 40 km/h, de acordo com a prefeitura.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
Além da implantação das faixas para as bicicletas, a via receberá melhorias na pavimentação e radares. Segundo a prefeitura, a adequação colocará uma faixa preferencial para bicicletas na República Argentina desde o seu começo, na Praça do Japão, até o Terminal do Pinheirinho, onde a via se chama Avenida Winston Churchill.
O projeto foi anunciado em fevereiro e atrasou por causa de adequações necessárias na via para o tráfego de bicicletas. “Nós detectamos que os bueiros estão mais abaixados, então precisa deixar nivelado, se não virá uma armadilha para o ciclista”, explica a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Batisttella.
A licitação para a obra é a mesma que fará a continuidade do ligeirão até o Terminal do Pinheirinho. “Se forem licitar agora e tudo ocorrer normalmente, esperamos, até o final do ano, implantar a pintura na via”, ressalta Rosângela. O processo aguarda liberação de verbas da Caixa Econômica Federal para ser implantado.
Vias calmas
Essa será a terceira via calma na cidade. A primeira fica na Sete de Setembro e vai da Praça do Japão até a Rodoferroviária. A segunda fica nas avenidas João Gualberto e Paraná.
A nova via calma faz parte do plano de estrutura cicloviaria, que pretende implementar mais de 408 km de vias destinadas à bicicletas em Curitiba.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião