Uma via calma deve ser implantada nas avenidas República Argentina e Winston Churchill, entre os bairros Água Verde e Pinheirinho, em Curitiba, até o fim do ano. A velocidade máxima permitida vai cair para 40 km/h, de acordo com a prefeitura.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
Além da implantação das faixas para as bicicletas, a via receberá melhorias na pavimentação e radares. Segundo a prefeitura, a adequação colocará uma faixa preferencial para bicicletas na República Argentina desde o seu começo, na Praça do Japão, até o Terminal do Pinheirinho, onde a via se chama Avenida Winston Churchill.
O projeto foi anunciado em fevereiro e atrasou por causa de adequações necessárias na via para o tráfego de bicicletas. “Nós detectamos que os bueiros estão mais abaixados, então precisa deixar nivelado, se não virá uma armadilha para o ciclista”, explica a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Batisttella.
A licitação para a obra é a mesma que fará a continuidade do ligeirão até o Terminal do Pinheirinho. “Se forem licitar agora e tudo ocorrer normalmente, esperamos, até o final do ano, implantar a pintura na via”, ressalta Rosângela. O processo aguarda liberação de verbas da Caixa Econômica Federal para ser implantado.
Vias calmas
Essa será a terceira via calma na cidade. A primeira fica na Sete de Setembro e vai da Praça do Japão até a Rodoferroviária. A segunda fica nas avenidas João Gualberto e Paraná.
A nova via calma faz parte do plano de estrutura cicloviaria, que pretende implementar mais de 408 km de vias destinadas à bicicletas em Curitiba.