
Não foi só de praia, sol e chuva que viveu o Litoral do Paraná na última semana. Em um intervalo de apenas sete dias, algumas situações bem atípicas foram registradas. E teve um pouco de tudo.
Começando por golfinhos dando show, também teve peixe gigante que alimentou uma comunidade inteira, passando por fortes ventos que arrastaram um ferry-boat e deixaram uma casa à deriva em alto-mar, e chegando até um paramotor que caiu na água.
Relembre os fatos inusitados dos últimos dias no Litoral.
O espetáculo dos golfinhos
No último sábado (12), pescadores se depararam com um grupo enorme de golfinhos perto da Ilha do Mel. Devidamente registrado em vídeo, os animais não apenas acompanharam a embarcação durante mais de 20 minutos, como deram um show com grandes saltos. Os golfinhos eram da espécie nariz-de-garrafa e raramente são vistos em grupos tão grandes.

Caiu na rede, é peixe
Raro em águas paranaenses e muito cobiçado na pesca oceânica, um marlim-azul de 3,55 m de comprimento e aproximadamente 300 quilos foi pescado na madrugada de segunda-feira (14). Fisgado de forma acidental por uma rede pequena, não só fez sucesso em Matinhos, como ainda alimentou toda uma comunidade. “Ele não é bom para negócio, mas é gostoso. Então dividimos com a comunidade para nós comermos. Somos em aproximadamente 700 pessoas aqui, deu um pedaço para cada família”, disse o autor do feito, Fabiano Ramos Lopes, conhecido como Sapo Pescador.

Ferry fora de rumo
Os fortes ventos que atingiram o Litoral na quarta-feira (16) tiraram do rumo uma das balsas que fazem a travessia entre Caiobá e Guaratuba. O ferry-boat chegou a encalhar em frente à praia de Caieiras. A Marinha precisou ser acionada para ajudar na remoção da embarcação. No fim, ninguém ficou ferido e a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) vai abrir um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do fato.
O vendaval também arrastou barcos, arremessando-os no meio da rua.

Casa à deriva
Os ventos não pouparam nem uma casa, que acabou à deriva no mar. A casa flutuante que servia como base para o cultivo de ostras se desprendeu de onde estava na baía de Guaratuba na quarta-feira (16) e foi parar em Matinhos no dia seguinte. Alguns pescadores tentaram rebocá-la até a costa, mas não conseguiram, e ela chegou à praia no Balneário de Inajá.

Queda no mar
Um paramotor caiu no mar em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, na tarde de sexta-feira (18). O piloto sobreviveu, mas chegou a ter uma parada cardiorrespiratória. Prontamente, o Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e a levou por helicóptero para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Marco Aurélio Mello diz que Bolsonaro deveria ser julgado na 1ª instância e não no STF
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra
Deixe sua opinião