O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vai fiscalizar as decorações de Natal em Curitiba, principalmente em imóveis como shoppings e condomínios. Serão 14 pontos vistoriados até o dia 24 de dezembro com o objetivo de impedir incidentes como o incêndio na fachada de um shopping no Natal de 2017.
As decorações serão vistoriadas enquanto estiverem em fase de montagem a partir desta semana. As ruas que receberão apresentações natalinas da prefeitura, bem como igrejas que terão autos de Natal também serão vistoriadas.
“A fiscalização avalia a estrutura, a instalação elétrica, que envolve iluminação e sonorização, e ainda um plano de segurança e atendimento a pânico, como acidentes e incêndios”, explica o gerente regional do Crea-PR, o engenheiro civil Maurício Bassi.
- Leia também - Táxis de Curitiba terão aplicativo próprio igual ao do Uber
O conselho também vai conferir se há profissionais qualificados para a montagem, cujos responsáveis terão de assinar uma a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços executados. As empresas contratadas para a montagem também têm exigências a cumprir: é necessário ter registro no Crea-PR e habilitação para as atividades para as quais foram contratadas.
- Veja mais - Por que é tão difícil acertar a previsão do tempo em Curitiba?
Caso alguma irregularidade seja constatada nas vistorias, o Crea-PR vai notificar a empresa responsável para que haja a adequação.
Cuidados em casa
Não são apenas as decorações de grandes estabelecimentos que merecem cuidado. Segundo o Crea-PR, as residências privadas e pequenos também precisam ter instalações bem feitas para que não aconteçam tragédias.
A principal orientação, de acordo com o engenheiro eletricista Fernando Felice, inspetor do conselho, é comprar produtos com o selo de certificação do Inmetro. Outra dica é não usar adaptadores T para ligar muitos equipamentos - quando houver essa necessidade, é preferível usar uma régua, caso contrário a probabilidade de curto-circuito é grande.
Na hora de escolher lâmpadas, o ideal é optar pelas luzes de LED, que não esquentam. Já no caso de fiação em área externa, deve-se isolá-la para que não umedeça. Por último, Felice indica desligar as luzes ao dormir, seja manualmente ou com o uso de temporizadores. Do contrário, todas essas situações podem acabar em incêndios.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas