Depois de vários dias seguidos de sol e tardes quentes, a chuva volta ao Paraná. Nesta quinta-feira (16), há possibilidade de pancadas isoladas por causa do calor e do aumento da umidade na atmosfera. A partir desta sexta (17), no entanto, a aproximação de não uma, mas duas frentes frias, provoca chuvas mais fortes durante o fim de semana, com raios e bastante vento, em todas as regiões do estado.
Curitiba: sacolões já tem frutas e hortaliças típicas do verão a R$ 2,29
De acordo com o Simepar, a quinta-feira continua com termômetros em alta, situação bem típica antes da chegada de frentes frias. Com o predomínio do sol, as temperaturas se elevam rapidamente. Tanto que, em Curitiba, a máxima pode chegar aos 31°C hoje. No Norte e Oeste, o calor é ainda mais intenso, com termômetros marcando 34°C em Londrina e 33°C em Foz do Iguaçu.
Exceto a região Noroeste, todas as demais áreas do estado têm chances de chuvas isoladas, bem controladas, nesta quinta. Diferente desta sexta-feira, quando a previsão de tempestades aumenta.
Conforme a Climatempo, a frente fria que avança da Argentina e do Uruguai facilita a ocorrência de chuvas fortes no Paraná e também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Aqui, a chuva chega já durante a madrugada nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Curitiba e região metropolitana e Litoral também têm chance de tempestades entre o decorrer da manhã e a tarde.
No entanto, o maior alerta é para uma segunda frente fria prevista para sábado (18), que traz risco de tempestades maiores.
Temperaturas em queda
A mudança no tempo também diminui o calor em todas as regiões paranaenses. Em Curitiba, que pode superar os 30°C nesta quinta, a máxima não passa dos 24°C na sexta,dos 20°C no sábado e dos 24°C no domingo (19).
No Litoral, o fim de semana também não vai estar atraente para turistas. Além da chuva intensa no sábado, o calor varia entre 24°C e 26°C durante o fim de semana.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas