Depois de dias de chuva, é possível dizer que o pior já passou. A frente fria responsável pelo temporal desta semana que afetou mais de 5,6 mil pessoas em Curitiba e Região Metropolitana agora avança sobre o oceano. Com isso, segundo o Instituto Simepar, não há riscos de temporais para o fim de semana na capital. No entanto, mesmo assim, pancadas de chuvas isoladas podem aparecer no período da tarde.
E se os riscos de temporais são baixos nesta sexta-feira (16), eles são ainda menores no sábado e no domingo, como aponta o meteorologista Samuel Braun. “As chuvas ainda ocorrem no período da tarde por causa do tempo abafado. Na sexta, o volume de chuva esperado está entre dez a vinte milímetros. Não é o suficiente para causar transtornos, a não ser em pontos mais isolados, onde o solo estiver muito úmido”, explica.
Leia também: Carros irregulares e abandonados começam a ser guinchados em Curitiba
No sábado, as temperaturas chegam a 28º C em Curitiba e a 30º C nas praias. Só que o calor pode não ser tão propício para praia, já que os ventos oceânicos favorecem o ingresso de umidade no continente, o que deve deixar o tempo com muita nebulosidade na faixa mais ao leste do estado. A condição se repete no domingo em um dia igualmente quente e abafado nessas regiões.
Mesmo com as nuvens, os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná — os principais destinos paranaenses do curitibano durante o verão — terão temperaturas elevadas nesta sexta-feira, como indica o Simepar. Nessas cidades, a mínima prevista é de 22º C e a máxima deve chegar a 30º C.
Já no interior, os termômetros devem avançar um pouco mais. Em Maringá, a máxima prevista para esta sexta é de 32ºC e de 33º C em Guaíra. Já no dia seguinte, o calor aumenta um pouco e Foz do Iguaçu tem máxima de 34º C.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião