O desfile comemorativo à Independência do Brasil começou em Curitiba com 15 minutos de atraso, a partir das 9h15 desta sexta-feira (7), na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O público ocupou as calçadas da praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, até a Praça 19 de Dezembro, mas teve de assistir em pé, por causa da interdição das arquibancadas pelo Corpo de Bombeiros, na noite de quinta-feira (6). O órgão identificou irregularidades na montagem das estruturas, além da ausência de documentos obrigatórios.
O desfile cívico reuniu escolas e entidades do município, além da participação do Exército, da Marinha e Aeronáutica. Vários foram os pontos de bloqueio no entorno da via, afetando o tráfego em bairros adjacentes, além da alteração de trajeto de 33 linhas de ônibus. A Avenida Cândido de Abreu permanecerá fechada até as 15 horas desta sexta-feira (7).
Ausências
O prefeito Rafael Greca (PMN) não compareceu ao evento. A assessoria de imprensa explicou que Greca teve agenda cheia durante a semana e tirou o dia pra descansar. A governadora Cida Borghetti (PP), candidata a reeleição ao executivo estadual, chegou por volta das 10h30. A assessoria informou que ela estava na região Sudoeste, em agenda de campanha, na noite de quinta-feira (6) e não conseguiu voltar em tempo porque o aeroporto Afonso Pena fechou temporariamente, por problemas climáticos.
Um dia após o atentado a faca sofrido pelo candidato a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL), menos de dez pessoas usando camisetas do presidenciável foram avistadas no público. Uma faixa em tom de campanha, sem mencionar o ocorrido, foi aberta por apoiadores. Havia também duas faixas pedindo intervenção militar. Quase não se via verde e amarelo na multidão, que preferiu casacos escuros.
Tempo bom
O desfile foi marcado por uma manhã de temperaturas amenas e céu aberto. Condição que deve se manter até o domingo (8).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião