O desfile comemorativo à Independência do Brasil começou em Curitiba com 15 minutos de atraso, a partir das 9h15 desta sexta-feira (7), na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O público ocupou as calçadas da praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, até a Praça 19 de Dezembro, mas teve de assistir em pé, por causa da interdição das arquibancadas pelo Corpo de Bombeiros, na noite de quinta-feira (6). O órgão identificou irregularidades na montagem das estruturas, além da ausência de documentos obrigatórios.
O desfile cívico reuniu escolas e entidades do município, além da participação do Exército, da Marinha e Aeronáutica. Vários foram os pontos de bloqueio no entorno da via, afetando o tráfego em bairros adjacentes, além da alteração de trajeto de 33 linhas de ônibus. A Avenida Cândido de Abreu permanecerá fechada até as 15 horas desta sexta-feira (7).
Ausências
O prefeito Rafael Greca (PMN) não compareceu ao evento. A assessoria de imprensa explicou que Greca teve agenda cheia durante a semana e tirou o dia pra descansar. A governadora Cida Borghetti (PP), candidata a reeleição ao executivo estadual, chegou por volta das 10h30. A assessoria informou que ela estava na região Sudoeste, em agenda de campanha, na noite de quinta-feira (6) e não conseguiu voltar em tempo porque o aeroporto Afonso Pena fechou temporariamente, por problemas climáticos.
Um dia após o atentado a faca sofrido pelo candidato a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL), menos de dez pessoas usando camisetas do presidenciável foram avistadas no público. Uma faixa em tom de campanha, sem mencionar o ocorrido, foi aberta por apoiadores. Havia também duas faixas pedindo intervenção militar. Quase não se via verde e amarelo na multidão, que preferiu casacos escuros.
Tempo bom
O desfile foi marcado por uma manhã de temperaturas amenas e céu aberto. Condição que deve se manter até o domingo (8).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista