| Foto: Divulgação/

Ao longo dos anos, acostumamos a nos encontrar semanalmente nas páginas da Gazeta do Povo. Narramos com muita alegria histórias de sucesso de professores que abraçaram o Ler e Pensar e acreditaram na sua proposta – a de utilizar o conteúdo do jornal para melhorar a leitura e conscientizar sobre a importância da cidadania.

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Lembramos com carinho das primeiras publicações, exibindo pequenos leitores tateando em busca da melhor forma de lidar com enormes jornais no formato standard. Com o passar do tempo, o jornal diminuiu e o formato berliner deixou mais fácil a tarefa de alunos e professores, que conseguiam manusear os jornais e organizar as aulas com mais agilidade.

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As histórias contadas nessa coluna foram sempre de professores que acreditam na educação, trabalham por ela e não tiveram medo de aceitar desafios. E é de desafios que queremos falar nesta nossa última Coluna Ler e Pensar no jornal impresso.

A sociedade e as relações humanas mudaram rapidamente nas últimas décadas, especialmente no que se refere ao modo como produzimos e consumimos informação. Neste contexto em que não há mais espaço para indefinições, com o pioneirismo que sempre caracterizou a sua identidade, o jornal Gazeta do Povo dá o primeiro passo para a chamada transformação digital, adotando a circulação impressa apenas nos fins de semana.

Essa corajosa decisão é observada por muitos grandes jornais do Brasil. E a mudança, que em pouco tempo será inevitável, ecoa profundamente na Educação.

Ler e Pensar digital

Os jovens têm inúmeras habilidades no trato com o mundo virtual, a linguagem tecnológica faz parte do seu dia a dia. Encorajado por essa constatação e pelo contexto social atual, o projeto Ler e Pensar adotou desde o início de 2017 uma nova modalidade, disponibilizando assinaturas digitais aos professores e uma metodologia que tem como principal objetivo criar a cultura da tecnologia pelo uso, não pela necessidade.

Os materiais didáticos produzidos para os professores apresentam conteúdo alinhado à nova proposta. São discussões e sugestões para o trabalho em sala de aula que possibilitam inovar, interagir e acompanhar as novas tendências da educação, utilizando a tecnologia na sala de aula com uma função formativa e sempre com responsabilidade.

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Além disso, como sempre aconteceu na história do Ler e Pensar, a valorização do trabalho desenvolvido pelos professores segue sendo uma das bases do projeto.

Por isso, aproveitamos este espaço que sempre nos foi tão especial para marcar nosso encontro de todas as semanas e convidar à participação, nos comentários ou enviando cases do trabalho em sala de aula. Não estaremos mais nas páginas de papel, mas a partir de agora aparecermos nas telas de computadores, tablets e celulares – equipamentos relativamente pequenos, mas que carregam a diversidade de um mundo em constante evolução, tal como deve acontecer em uma sala de aula.

Para saber mais sobre o projeto Ler e Pensar, acesse o site do Instituto GRPCom.