Era uma terça-feira, 23 de julho de 2013. A capital paranaense amanheceu com a previsão de neve e a expectativa, que já durava 38 anos, foi, ao menos em parte, satisfeita. Segundo o Simepar, nevou em Curitiba e em mais 25 cidades do Paraná naquele dia. Outros 19 municípios tiveram o registro de chuva congelada.
A ocorrência do fenômeno na capital paranaense motivou todo tipo de reação. Alguns, produziram memes (piadas com a mistura de texto e imagem) na internet para desacreditar a neve. Outros resolveram brincar com a fama de cidade fria da capital paranaense. Mas, a verdade é que ninguém na cidade ficou imune naquele dia, que teve temperatura máxima de 5,6ºC e mínima de 1,5ºC na capital. Foram produzidos vídeos e fotos em quantidades cavalares.
A neve caiu principalmente em bairros da região Sul da cidade, como Umbará, Xaxim, Campo Comprido, Portão, Água Verde, Batel e CIC. Durante o dia, o fenômeno foi o tema principal nas conversas. Apesar da euforia, ficou o gostinho de quero mais, pois a precipitação registrada não chegou nem perto da mais famosa “nevasca” da cidade, registrada em 1975 e que foi tema de um caderno especial da Gazeta do Povo em 2005, no aniversário de 30 anos.
Confira participações dos leitores a partir das redes sociais:
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast