O desabamento parcial de dois sobrados geminados no bairro Vista Alegre, em Curitiba, assustou os donos e os vizinhos nesta quinta-feira (1.º). Uma equipe do Corpo de Bombeiros juntamente com engenheiros da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da prefeitura de Curitiba, isolaram a área, retiraram as famílias e fizeram a interdição do local, que ao todo é composto por três sobrados. Apesar dos estragos e do susto, ninguém ficou ferido. O desabamento ocorreu por volta das 6h e a interdição foi concluída às 10h.
O fotógrafo Valquir Kiu Aureliano, de 51 anos, é vizinho dos sobrados afetados, na Rua Vitória Sbalqueiro e registrou a situação logo pela manhã. Segundo ele, há uma semana o muro já havia cedido por causa da chuva e pedreiros trabalhavam na contenção para reerguer a estrutura, que acabou desmoronando de novo e desta vez levou junto parte das casas.
Leia também: Foi totalmente desproporcional e cruel”, diz delegado sobre morte do ex-jogador do Coritiba
“Eu acordei com um barulho meio seco, achei que era um acidente, meus cachorros começaram a latir. Fui ver se era na minha casa e uma vizinha ligou para eu sair correndo. Ainda bem que ninguém se machucou. Em um dos sobrados havia uma mulher e uma criança que saíram correndo. No total, são oito pessoas que moram nos três sobrados e foram afetadas”, contou o fotógrafo.
De acordo com o soldado da Unidade do Corpo de Bombeiros do Pilarzinho, Edinelson de Souza, que estava no local, o desabamento atingiu os fundos da casa, na área da lavanderia. A situação teve influência das chuvas e uma obra de reparação que estava sendo feita no local. “Nós ficamos lá das 8h10 às 10h10, fizemos uma avaliação geral, evacuamos a casa que e auxiliamos a família a retirar alguns pertences. No local, algumas pessoas estavam fazendo uma obra de reparação e segundo os engenheiros da Cosedi, o local já tinha risco de desabamento. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais ”, contou o soldado Souza.
Saiba mais: Após cancelar licitação de R$ 21 mil, Pinhais busca empresas para ter Papai Noel
Em nota, a assessoria de imprensa da Cosedi informou que a possível queda é a falha no sistema de drenagem do local. Além da interdição das casas para evitar mais riscos, o órgão também notificou os proprietários para que executem, de forma imediata, todas as medidas para garantir a segurança das pessoas e dos imóveis vizinhos. A Cosedi também disse que recebeu uma denúncia via Central 156 e já havia vistoriado o imóvel no dia 23 de outubro. Na ocasião , a equipe havia notificado os proprietários para demolição parcial da parede rachada no período de 30 dias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião