O Ministério Público do Paraná (MP-PR) emitiu, nesta segunda-feira (2), um alerta sobre e-mails falsos enviados em nome da instituição. De acordo com o MP, mensagens desse tipo têm sido enviadas há alguns meses com o objetivo de contaminar computadores com vírus. Com isso, usuários podem ter dados pessoais roubados e documentos digitais sequestrados.
Para evitar de cair no golpe, a dica do MP é sempre observar com atenção o remetente do e-mail. Todas as mensagens enviadas pelo órgão tem no final do endereço o “@mppr.mp.br”. Caso o remetente seja desconhecido, a orientação é de que a mensagem seja excluída sem abrir.
Novo golpe: carta falsa da Receita Federal traz link para fornecer dados bancários
Já caso o usuário acabe abrindo a mensagem, a indicação é de que não seja feita nenhuma interação com o corpo do texto. Isto é, não clicar em links, não baixar imagens ou qualquer outro arquivo e deletar o e-mail o quanto antes. É justamente o download de arquivos que autoriza a instalação de vírus da máquina.
Caso haja alguma dúvida sobre a real procedência de algum e-mail recebido em nome do MP-PR, é possível entrar em contato com a instituição para verificar. Para descobrir o telefone da Promotoria de Justiça da comarca correspondente, basta acessar o site do MP.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião