O Ministério Público do Paraná (MP-PR) emitiu, nesta segunda-feira (2), um alerta sobre e-mails falsos enviados em nome da instituição. De acordo com o MP, mensagens desse tipo têm sido enviadas há alguns meses com o objetivo de contaminar computadores com vírus. Com isso, usuários podem ter dados pessoais roubados e documentos digitais sequestrados.
Para evitar de cair no golpe, a dica do MP é sempre observar com atenção o remetente do e-mail. Todas as mensagens enviadas pelo órgão tem no final do endereço o “@mppr.mp.br”. Caso o remetente seja desconhecido, a orientação é de que a mensagem seja excluída sem abrir.
Novo golpe: carta falsa da Receita Federal traz link para fornecer dados bancários
Já caso o usuário acabe abrindo a mensagem, a indicação é de que não seja feita nenhuma interação com o corpo do texto. Isto é, não clicar em links, não baixar imagens ou qualquer outro arquivo e deletar o e-mail o quanto antes. É justamente o download de arquivos que autoriza a instalação de vírus da máquina.
Caso haja alguma dúvida sobre a real procedência de algum e-mail recebido em nome do MP-PR, é possível entrar em contato com a instituição para verificar. Para descobrir o telefone da Promotoria de Justiça da comarca correspondente, basta acessar o site do MP.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista