Um dos principais fenômenos astronômicos do ano, o eclipse solar total que acontece no dia 21 de agosto, mas não será visível em Curitiba. Isso porque a trajetória da lua e sol não coincidem com a posição do hemisfério Sul do Planeta Terra.
No Brasil, os estados do Norte, Nordeste e algumas partes do Centro-Oeste e do Sudeste conseguirão observar o fenômeno - ainda que de forma parcial. O evento não será visível no Paraná.
O eclipse solar total ocorre quando a Lua se coloca em frente ao Sol, ocultando sua luz. Em um mapa criado pela Nasa, é possível conferir toda a rota do eclipse, que deixará grande parte dos Estados Unidos na escuridão.
EUA
Quem deseja apreciar o evento em seu melhor momento deverá ira até os Estados Unidos, onde, segundo o físico-astrônomo Dietmar William Foryta, professor da UFPR, tem-se a melhor visão do eclipse. O fenômeno, inclusive, está sendo chamado de “O Grande Eclipse Americano”, pois a faixa onde será possível observar a totalidade do eclipse cruza os Estados Unidos de costa a costa.
Nos meios astronômicos têm acontecido uma mobilização turística para o país, com o intuito de se observar o eclipse. “Isso está acontecendo inclusive pela possibilidade de que, em caso de mau tempo em determinada cidade, é possível o deslocamento ágil para outro ponto do extenso território norte-americano onde se possa observar perfeitamente o fenômeno”, esclarece o professor Miguel Fernando Moreno, presidente do Grupo de Estudo e Divulgação da Astronomia de Londrina (Gedal).
Colaborou: Cecília Tümler
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião