| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Na noite desta sexta-feira (21), enquanto muitas pessoas estiverem na estrada a caminho das praias ou da casa de parentes no interior para passar o Natal, o verão estará oficialmente chegando ao Hemisfério Sul, às 20h22. A estação, que começa sob uma forte onda de calor e já sob alguma influência no El Niño, deve ser mais quente e chuvosa em todo o país. No entanto, no Paraná, não se espera que a diferença seja muito grande.

CARREGANDO :)

Saiba mais: Terremoto no Paraná: USP registra abalo sísmico no interior do estado

O meteorologista do Simepar Reginaldo Kneib afirma que as temperaturas na Região Leste do estado devem ficar entre meio e um grau acima da média, que é 26°C para janeiro, por exemplo. Mesmo com ondas de calor, a região sofre influência das frentes estacionárias que passam pelo Oceano Atlântico, formando nuvens e desencadeando chuvas. Após a precipitação, as temperaturas ficam mais amenas, então a previsão é de que as tardes não sejam tão quentes quanto às dos últimos dias.

Publicidade

Leia também: Sensação térmica de 81°C em Antonina? Simepar explica

“Historicamente, o verão é quente e úmido, e esse ano não vai ser diferente. Até esperamos ondas de calor, como já está acontecendo agora, mas vai ser parecido com um ano normal, porque o El Niño está muito fraco e, quando ele é fraco ou moderado, a influência sobre o Paraná não é grande”, explica Kneib

Por outro lado, o interior do estado deve sentir mais a ação do El Niño. Lá, as temperaturas devem ficar mais do que um grau acima da média para a estação e a variabilidade de chuvas deve ser maior.

Veja também: Um dia antes do início do verão, falta ventilador em lojas de Curitiba

As chuvas, além de seguirem o volume esperado para o período, principalmente em Curitiba e no Litoral, devem manter as características de precipitações da estação: serão fortes e rápidas, podem vir acompanhadas de raios e vendavais, além de provocar inundações e enxurradas.

Publicidade

Próximos dias

Mesmo que, na média, o verão seja mais quente, o calor deve dar uma trégua nos próximos dias. Devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano próximo ao Sul do país, o tempo vai ficar mais instável e as temperaturas caem no domingo, com a máxima chegando a 22°C. Elas devem voltar a subir a partir de terça-feira (25).