Após ter o pleito do dia 5 de outubro cancelado pela Justiça, a eleição do Conselho Tutelar em Curitiba tem nova data. Além disso, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) validou o resultado em quatro das dez regionais na votação do começo do mês. As decisões foram tomadas quinta-feira (17), em reunião na Fundação de Ação Social (FAS) da prefeitura.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Seis das dez regionais de Curitiba terão nova eleição no dia 10 de novembro: Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Já para as regionais Boa Vista, CIC, Matriz e Portão valem os resultados da eleição de 5 de outubro.
A eleição foi cancelada após problemas nas urnas eletrônicas em seis regionais que agora terão nova votação. O primeiro problema constatado foi na apuração da regional do Cajuru, que teve a mídia retirada para ser testada e foi constatado que os votos computados eram de outra urna. A urna que apresentou defeito era de número 186, mas constavam os votos da urna 169.
Nas outras regionais o problema foi na foto dos candidatos. Neste caso, não aparecia a imagem do candidato na urna no momento do voto ou a foto não era do candidato.
Campanha eleitoral
Com a data do novo pleito definida, a campanha eleitoral começa nesta sexta-feira (18).
No próximo dia 23 haverá uma sessão pública de importação de dados nas urnas que serão usadas na eleição. Nos dias 24 e 25, os candidatos farão a conferência de fotos, nomes e números, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Todo o processo terá o acompanhamento do Comtiba e do Ministério Público.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento