• Carregando...
 | Durval Ramos/Gazeta do Povo
| Foto: Durval Ramos/Gazeta do Povo

O prazo para a regularização do Título de Eleitor termina nesta quarta-feira (09). Quem deixou o acerto de contas com a Justiça Eleitoral para a última hora precisa estar preparado para encarar uma longa e demorada fila. Só nesta terça, milhares de pessoas foram cedo até o Fórum Eleitoral de Curitiba, no bairro Parolin, e mesmo assim tiveram que ter muita paciência para conseguir ajeitar a documentação a tempo das eleições de outubro. Pessoas que aguardavam atendimento informaram à reportagem que a espera era de até 4 horas.

Seja para fazer o documento pela primeira vez quanto para atualizar dados, pagar multas, modificar domicílio eleitoral ou realizar o cadastro biométrico, muita gente foi para a região do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes mesmo que as primeiras senhas fossem distribuídas, ao meio-dia. O resultado disso foi que a fila que se formou já cruzava toda a quadra, quase chegando à Avenida Marechal Floriano — ou seja, cerca de 400 metros — e não parava de crescer.

Veja também: Guarda Municipal de Curitiba testa scooters elétricas na patrulha de parques

A preocupação dos atrasados é compreensível. Quem perder o prazo terá o título cancelado e a penalização vai muito além de simplesmente não votar. “O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico dentro do prazo terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral”, alerta o coordenador de comunicação do TRE-PR, Marcio Jardim. Depois desta quarta, a regularização estará disponível somente depois do dia 5 de novembro.

O atendimento é feito das 12h às 19h e, de acordo com o TRE, não haverá nenhum esquema especial de atendimento para dar conta da grande demanda. No entanto, isso também não significa que quem chegar tarde correrá o risco de ficar sem seu Título de Eleitor. De acordo com o próprio órgão, o horário determina apenas o fechamento da fila, mas aqueles que ainda estiverem aguardando após o horário vão ser atendidos.

Curso gratuito: alunos da rede pública podem ingressar na área de seguros

Ao todo, 40 guichês fazem o atendimento ao público, levando entre 20 e 30 minutos cada. É um tempo relativamente curto, mas que se transforma em horas de espera justamente pela grande quantidade de pessoas que ainda precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.

Documentos necessários

Dependendo da situação, os documentos necessários para a regularização do cadastro eleitoral são diferentes. Vale destacar que a emissão do Título de Eleitor, quer seja primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita desde que as obrigações eleitorais estejam em dia. A segunda via do Título poderá ser requerida ao Juiz Eleitoral até 10 dias antes da Eleição.

Caso o eleitor tenha se mudado recentemente, é possível transferir o Título para o atual endereço desde que o cidadão possua ao menos três meses de domicílio na localidade para a qual deseja transferir.

A lista completa dos documentos exigidos pode ser conferida na página do próprio tribunal.

Onde regularizar

O cadastro eleitoral pode ser regularizado na Central de Atendimento ao Eleitor ou no Cartório Eleitoral da cidade de domicílio. Em Curitiba, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona na Rua João Parolin, 55 - no bairro Prado Velho.

Caso não haja um Cartório Eleitoral no município do eleitor, é preciso se informar qual é o município responsável pelas eleições na cidade e procurar pelo Cartório Eleitoral responsável.

Para saber o endereço dos cartórios eleitorais do Estado, o eleitor deve ligar para o telefone (41) 3330-8500.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]