Em nove dias, 77 veículos foram guinchados em Curitiba em três blitze da Superintendência de Trânsito (Setran). Duas operações foram no Centro e uma no bairro Boa Vista. Foram apreendidos 55 motos, 21 carros e um táxi. A maior parte dos veículos guinchados são motos com problemas de documentação, em especial atraso no pagamento do Licenciamento Obrigatório. As ações também contam com agentes da Guarda Municipal.
A blitz mais recente foi na tarde de terça-feira (12), nas imediações do Terminal Guadalupe, no Centro. Nesta operação, a Setran guinchou 14 carros e 10 motos. “O motivo principal da retirada destes veículos de circulação continua sendo a falta de pagamento no Licenciamento Obrigatório”, aponta o diretor de Fiscalização da Setran, Wagnelson de Oliveira, em entrevista ao site da prefeitura de Curitiba.
- Leia também - PRF multa 58 motoristas em apenas 2h30 na BR-116
No caso das motos, além da documentação e das condições de segurança, os agentes também estão sendo severos em relação à poluição sonora causada por escapamentos desregulados. Na blitz da última sexta-feira (8) no Boa Vista, duas motos foram recolhidas por adulteração do escapamento. Terça-feira (12), no Centro, mais uma moto foi guinchada pelo mesmo motivo. Circular com o escapamento adulterado se enquadra em infração grave no Código Brasileiro de Trânsito, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
- Veja mais - Marinha interdita parcialmente trapiche na Ilha do Mel
Ainda na blitz de terça-feira, 53 condutores foram multados de um total de 137 abordagens. Ou seja, a cada três veículos vistoriados, ao menos um apresentava irregularidade.
São José dos Pinhais
São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também está apertando o cerco aos motoristas irregulares. Sexta-feira (8), operação conjunta entre a Guarda Municipal da cidade e a Polícia Militar (PM) na região entre os bairros Rio Pequeno e Quissisana guinchou 17 motos. Foram emitidas 21 multas. De acordo com a prefeitura, a parceria com a PM vai continuar em blitze futuras.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias