A visita do prefeito Rafael Greca à fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na tarde desta segunda-feira (26) foi marcada por críticas aos moradores da região da Praça do Japão. Parte deles é contra a abertura de um trecho do espaço para a passagem da linha Ligeirão Norte-Sul, que vai trafegar entre o Terminal Santa Cândida à estação Bento Viana, no Batel. Mesmo com a oposição, as obras no local iniciaram nesta segunda e, mais uma vez, teve bate-boca.
Leia também: Curitiba vai ganhar novos biarticulados e eles poderão ser controlados remotamente
Durante a visita, o prefeito acompanhou a produção dos 25 novos biarticulados que integrarão a linha Ligeirão a partir do dia 28 de março e enfatizou que somente alguns moradores do entorno da praça não estão festejando a novidade. “Umas quatro ou cinco madames [da Praça do Japão] estão bravas comigo, mas o resto da cidade está adorando”, disse.
Ainda segundo ele, apenas 168 metros quadrados da praça sofrerão mudanças para que os ônibus consigam circular e nenhuma árvore será cortada para isso. Esse tamanho “equivale a um quinto dos apartamentos das senhoras que reclamam” e “dá a dimensão do tamanho da cabecinha dos que me fazem oposição”, criticou ao pontuar que os novos ônibus atenderão 36 mil usuários do transporte coletivo.
Leia também: Curitiba vai ganhar novo binário em março
Durante a visita desta segunda-feira, o prefeito conheceu todo o processo de produção dos biarticulados e recebeu um certificado de treinamento da Volvo. Ao fim do passeio, ele ainda apresentou à imprensa o primeiro ônibus totalmente pronto.
O coletivo é vermelho-meteoro, retornando para a coloração dos primeiros biarticulados de Curitiba. Além disso, possui oito câmeras de segurança instaladas em toda sua extensão, atendendo à legislação municipal e à antiga solicitação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que pedem mais segurança no transporte coletivo.
Produção
De acordo com Jorge Marquesini, vice-presidente de operações industriais da Volvo, até agora foram finalizados dez chassis dos novos biarticulados, e todos serão enviados à empresa Marcopolo, responsável pela construção da carroceria. “Lembrando que nosso compromisso é entregar todos até o fim do mês”, afirmou.
Segundo ele, a linha de produção de cada chassi dura aproximadamente quatro dias. “O processo começa antes, com a compra das peças da Europa e de fornecedores brasileiros. Mas este é o tempo necessário desde a entrada do chassi na linha de produção até sua saída”, explicou.
Inauguração
Durante a visita, Greca informou que os novos biarticulados fabricados pela Volvo serão inaugurados em 28 de março. De acordo com ele, a data foi escolhida para que a entrega seja um presente à cidade de Curitiba em seu 325º aniversário, celebrado no dia 29. O prefeito ainda afirmou que a tarifa cobrada atualmente não sofrerá alteração, permanecendo em R$ 4,25.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião