• Carregando...
Um dos presos no Uberaba com cabos de cobre já tinha sido preso pelo mesmo motivo. | DFR/
Um dos presos no Uberaba com cabos de cobre já tinha sido preso pelo mesmo motivo.| Foto: DFR/

A Polícia Civil prendeu segunda-feira (17) dois empresários suspeitos de receptar 160 kg de cabos de telefonia. Ambos são proprietários de um galpão de revenda de produtos recicláveis e foram detidos no bairro Uberaba pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), que nesta terça-feira (18) lança campanha para incentivar a população a denunciar receptores de produtos de cobre furtados. Um dos detidos já tinha passagem pela polícia, justamente por receptação, em fevereiro do ano passado.

Ambos foram presos a partir de uma denúncia anônima. Inicialmente, os policiais foram ao endereço para intimar os responsáveis pelo galpão a irem à DFR prestar depoimento. Entretanto, ao chegar ao galpão, a equipe policial encontrou uma grande quantidade de cabos sem origem. “A maior parte dos cabos, que estavam expostos no chão, tinham identificação de operadoras de telefonia. Com isso, foram acionados técnicos das operadoras que fizeram o reconhecimento do material”, explica o delegado Matheus Laiola.

Onda de furtos

Diversos serviços essenciais à população vêm sofrendo com a onda de furtos de fiação de cobre em Curitiba nos últimos meses. Ao ponto de o prefeito Rafael Greca (PMN) chegar ao extremo de determinar o recolhimento dos bustos das praças - só na Santos Andrade, no Centro, 10 dos 14 bustos foram levados por ladrões. Em agosto, a DFR prendeu um homem com 8 mil hidrômetros no bairro Guabirotuba, vizinho ao Uberaba, região onde se concentram boa parte dos galpões de reciclagem na cidade. Em junho, os furtos da fiação de semáforos, além de transtornos ao trânsito, em especial na Linha Verde, gerou prejuízo de R$ 1,5 milhão aos cofres do município.

Só nos últimos dois meses, 5 toneladas de materiais - entre cabos de energia e rede elétrica, além de hidrômetros e equipamentos públicos, como libeiras - foram apreendidos pela polícia.

Campanha

A campanha da DFR para incentivar a denúncia de receptação terá divulgação de um número exclusivo para denúncias deste tipo. “Houve uma demanda, devido ao grande volume de furtos de materiais de cobre no primeiro semestre, para que diversificassemos as ações com um trabalho intenso de investigação, aliado à estratégia de inteligência policial”, afirma o delegado.

O número exclusivo da DFR para denúnicas é o (41) 98510-1001. As denúncias ainda podem ser feitas pelo (41) 3218-6100.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]