Cinco empresas foram autuadas em quase R$ 57 mil em Curitiba por causa do descarte de uma grande quantidade de lixo e entulho no bairro Tatuquara, às margens do Rio Barigui. Uma operação conjunta da prefeitura da cidade com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, identificou os responsáveis pela ação e fez a autuação no local.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Toda a ação aconteceu na última sexta-feira, após equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), da Guarda Municipal e da DPMA irem até o local. Lá, eles encontraram pilhas de resíduos espalhadas por uma área consideravelmente grande, principalmente com restos de obra, como tijolos, telhas e sobras de plásticos e até mesmo alguns móveis destruídos.
De acordo com a prefeitura, os responsáveis por todo esse lixo foram identificados como duas empresas que faziam o descarte irregular dos materiais. Elas haviam sido contratadas por outras três companhias, que também vão responder pelo crime ambiental. “Quando se contrata uma empresa para transportar resíduos é imprescindível saber qual destino que será dado ao material”, explica o diretor de Limpeza Pública, Edélcio dos Reis.
De acordo com a prefeitura, a multa de R$ 57 mil foi aplicada apenas às duas empresas que faziam o descarte do lixo às margens do Rio Barigui. Já as contratantes só devem ser punidas com o avançar do processo.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Moraes cita a si mesmo 44 vezes em documento que autorizou operação da PF
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas