Começa nesta segunda-feira (2) , às 10h, o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição.A expectativa do Ministério da Educação é de que 4 milhões de candidatos peçam a isenção. O prazo final para o pedido é 11 de abril.
Essa é a primeira vez que o pedido de isenção é feito antes da inscrição. Até 2017, tanto a inscrição quanto o pedido de isenção eram simultâneos. Portanto, a aprovação da isenção não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições serão do dia 7 a 18 de maio.
- Leia também - Dupla-Sena de Páscoa sai para 445 apostas; paranaenses faturaram R$ 1,5 milhão
Neste ano, os candidatos que tiveram a isenção em 2017 e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter gratuidade novamente. O objetivo é garantir mais oportunidade para os jovens que necessitam da isenção, mas também garantir maior cuidado do dinheiro público e o desenvolvimento de uma consciência mais ética no cidadão.
Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir CPF e data de nascimento.
Para ter direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato deve seguir as seguintes regras:
- Estar cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião