Uma escola particular no bairro Capão Raso, em Curitiba, é uma das dez do Brasil - a única do Paraná - a ser selecionada em um projeto nacional da Organização das Nações Unidas (ONU). A Escola Pedro Apóstolo foi finalista do Desafio Mares Limpos. A iniciativa da escola, pensado pelos alunos e professores, busca conscientizar sobre a importância do redução do consumo de plástico.
Para o desafio, que teve inscrição de 25 escolas brasileiras - cinco no Paraná - alunos do 6.° ao 9.º ano do Ensino Fundamental realizaram atividades distintas durante 50 dias, dentro e fora da escola. Uma delas, organizada por 14 alunos do 8.° ano, tinha o objetivo de juntar, em 50 dias, todo o plástico consumido dentro das casas das famílias desses alunos. Após esse período, os 100 kg de lixo acumulado por eles foram pendurados no portão da própria escola.
“Como penduramos os lixos plásticos no portão, os pais sentiram o impacto da própria produção e viram que estão contribuindo com a depredação do meio ambiente também”, explica a diretora-pedagógica da escola Ana Cláudia Cruz, que esteve na coordenação do projeto.
Essa atividade foi apenas uma parte do projeto final entregue à ONU. Cada turma da escola ficou responsável por uma etapa. “Alguns ficaram responsáveis pela pesquisa bibliográfica, explicando o que é reciclagem, outras gravaram vídeos e assim por diante. Cada turma teve uma responsabilidade dentro do projeto geral”, explica Ana.
A junção de todas as partes formou um trabalho escrito, além de registros audiovisuais, que foi enviado para a organização do desafio. Entre as 25 escolas participantes, a Pedro Apóstolo foi uma das dez selecionadas. A vencedora foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Deborah Silva Camargo, de Cananeia (SP). O prêmio, no entanto, não é divulgado para que o objetivo do desafio seja o projeto social, não a premiação.
Entre as dez selecionadas, competiram com a Pedro Apóstolo escolas de Itajaí (SC), Ribeirão das Neves (MG), Alvorada (RS), Água Belas (PE) e Campinas, Campos do Jordão, Cananeia, Itanhaém e Rio Claro, todas no estado de São Paulo.
Além do desafio
A ideia de abordar a conscientização com o meio ambiente veio antes da escola participar do desafio. A Pedro Apóstolo já trabalha com projetos nessa temática com seus alunos todos os semestres. “Esses projetos são abordados dentro das matérias escolares. Por exemplo, a professora de química irá discutir a composição do plástico e como isso é recebido na natureza”, explica a diretora-pedagógica.
A coincidência foi de que o colégio já estava tratando do impacto do plástico nos oceanos e coincidiu com o tema do desafio da ONU.
Mas, quando começaram a abordar o tema, a escola percebeu que também precisava mudar seus próprios hábitos e virar um exemplo. “Nosso consumo de plástico foi a zero depois que iniciamos o projeto. Não usamos mais copos plásticos, as embalagens são de papel e sacos biodegradáveis. Com essa mudança, já economizamos R$ 20 mil ”, conta Ana.
E, além da mudança na escola, os alunos levaram o exemplo para casa. Foi o caso de Tatiane Ale Salim do Nascimento, mãe de Matheus, de 11 anos. “Ele ficou no nosso pé lá em casa para economizar água. Sem contar que não usamos mais sacola plástica também”, conta a mãe.
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