Quem passa pela Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, não tem como deixar de notar árvore de Natal instalada na rotatória próxima da sede da prefeitura de Curitiba. Totalmente iluminada em tons de verde e com uma estrela de oito pontas em seu topo, a estrutura instalada no dia 20 de novembro substitui temporariamente a estátua de onça Luar do Sertão, que costuma ocupar o gramado do local.
Leia também: Decoração de Natal do Shopping Curitiba pega fogo
Com 18 metros de altura, a árvore deve permanecer na rotatória até o dia 7 de janeiro de 2018, quando a escultura da onça - uma obra do artista João Turin - volta ao seu local definitivo. De acordo com a prefeitura de Curitiba, enquanto os enfeites natalinos iluminam a região, a onça estará passando por um processo de restauro.
Veja fotos da árvore no Centro Cívico
Não é a primeira vez que a escultura é retirada para restauração. A prefeitura explica além de uma manutenção de rotina ter sido feita há três anos, um ato de vandalismo tornou necessária outra restauração em 2015. Por isso, dessa vez, a onça irá ganhar um dispositivo de segurança, para evitar ações de vandalismo e tentativa de furto. Os trabalhos com a Luar do Sertão acontecem no Ateliê João Turin, que tem autorização para realizar procedimentos de manutenção na obra.
Clima de Natal
A árvore natalina da Cândido de Abreu não é a única montada em Curitiba este ano. Uma outra estrutura, esta com sete metros, foi colocada no calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Mal. Floriano. A decoração põe fim a um período de cinco anos em que a rua XV não teve elementos de Natal.
Além dessas, outras 13 árvores foram espalhadas pela cidade, em locais como as Ruas da Cidadania, o Jardim Botânico e os parques Barigui e Tanguá.
Colaborou: Cecília Tümler
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião