A Estação Espacial Internacional (ISS) estará visível para os brasileiros nesta terça (10) e quarta-feira (11). Devido a constante instabilidade do tempo, o evento nem sempre consegue ser visualizado em Curitiba. Dessa vez, porém, a expectativa é poder observar a ISS sem dificuldades nesta terça, das 19h15 às 19h20, e também na quarta, das 18h27 às 18h33. Veja os horários em outras cidades brasileiras
A passagem do satélite não chega a ser algo raro. O que a torna especial é o fato dela poder ser vista a olho nu. Para que isso aconteça, alguns fatores precisam estar combinados, como o horário (noite) e condição favorável do tempo.
Além da ajuda da previsão do tempo em Curitiba, há mais um fator que torna a passagem especial nesta semana. A ISS estará com visibilidade de brilho quase máximo, o que quer dizer que ela estará brilhante no céu, facilitando a observação.
O dia em que a ISS estará com maior brilho na capital paranaense é terça, no sentido Sudoeste para Nordeste.
Confira os horários em que a Estação Espacial poderá ser vista em Curitiba:
Data | Horário | Trajetória |
Terça-feira (10) | 19h15 às 19h20 | Sudoeste para Nordeste |
Quarta-feira (11) | 18h27 às 18h33 | Sudoeste para Nordeste |
Outras cidades
Além da capital paranaense, outras cidades do Brasil poderão acompanhar a passagem da ISS. Em São Paulo, a estação aparece no céu na terça, das 19h16 até as 19h20, e na quarta, das 18h27 às 18h34.
No Rio de Janeiro, a estação também poderá ser vista na terça, das 19h17 até as 19h20, e na quarta, com maior brilho, das 18h28 até as 18h34. Já em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a ISS poderá ser vista na terça, das 19h14 até as 19h20.
Como ver a ISS
Para observar a estação espacial, basta encontrar um local em que seja possível visualizar o céu e procurar pelo ponto mais brilhante, que se movimenta rapidamente e em linha reta. Quanto mais afastado de zonas urbanizadas e iluminadas, melhor será a experiência.
Não é necessário nenhum equipamento para enxergá-la, já que se trata de um ponto tão brilhante quanto uma estrela. No entanto, quem optar por binóculos pode visualizar a ISS de forma mais nítida.
Outra dica para quem não quer perder o momento de passagem é baixar alguns aplicativos de celular que auxiliam a encontrar a estação, como o ISS Detector e Heavens Above, que estão disponíveis para download na Google Play Store e na Apple Store. Esses apps usam a geolocalização do seu smartphone para mapear o céu e mostram que objetos estão visíveis naquele momento.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia