O céu de Curitiba vai ter um brilho a mais na noite desta segunda-feira (11). A Estação Espacial Internacional (EEI), uma espécie laboratório que orbita a quilômetros de distância do planeta, vai passar exatamente sobre a capital paranaense e a uma distância relativamente pequena da Terra, o que vai permitir que os curitibanos visualizem a estrutura sem a necessidade de qualquer tipo de equipamento. Isso se o tempo permitir, é claro.
A estação ficará visível por apenas cinco minutos, entre as 19h43 e 19h48. Nesse período, ela passará exatamente sobre Curitiba e poderá ser observada a olho nu. Ela vai surgir no horizonte a Sudoeste e segue em linha reta na direção Nordeste.
Veja também: Marinha emite alerta de ressaca para o Litoral do Paraná nesta segunda
No céu, a EEI aparece como um ponto brilhante mais intenso do que uma estrela comum. Além disso, a característica mais evidente é justamente o movimento, que difere de qualquer outro objeto no firmamento. O único porém é que os observadores precisam realmente ficar atentos ao horário, já que sua passagem pela cidade será bastante breve.
A razão dessa passagem-relâmpago é velocidade com que a estação se move no espaço. Distante a cerca de 340 km da Terra, a estrutura de 108 metros de largura por 73 m de comprimento e 20 m de altura — praticamente um estádio de futebol — orbita a 27 mil quilômetros por hora, o que justifica a breve passagem pelos céus curitibanos.
Tempo em Curitiba
Só que, para observar a passagem da EEI por Curitiba nesta segunda-feira vai ser preciso de um pouco sorte. Como já virou tradição na cidade, o tempo deve permanecer com muitas nuvens, dificultando a visualização da estação.
Leia também: Tempo continua instável e com temperaturas amenas nos próximos dias
De acordo com o Simepar, a capital vai ter nebulosidade variável ao anoitecer. Isso significa que o céu vai ficar predominantemente encoberto, com apenas algumas áreas abertas. Assim, vai ser preciso um pouco de sorte e paciência para ver a trajetória da estação espacial. Para o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, a chance de visualização deve girar em torno dos 30%.
Aplicativos
Para quem não tem o hábito de observar os astros, a dica para localizar a estação e aproveitar ao máximo o evento é utilizar aplicativos que façam o trabalho de mapear as estrelas e indicar as constelações. Seja no iOS quanto no Android, há uma grande variedade de serviços do tipo, incluindo aqueles que apontam exatamente a posição da EEI.
Construída entre 1998 e 2011, a Estação Espacial Internacional é uma espécie de laboratório em órbita desenvolvida em colaboração com 15 países para a realização de pesquisas e análises fora da órbita da Terra. O Brasil não participa dessa operação internacional.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
Deixe sua opinião