O bairro Bacacheri, em Curitiba, vai ficar mais verde. Com mudas cedidas pelo Horto Municipal, o Exército vai plantar mil mudas de árvores no quartel do 27.° Batalhão Logístico até 15 de novembro. A ação faz parte do Desavio 100 mil Árvores da prefeitura, que pretende espalhar mudas por toda a cidade. Outra ação do projeto anunciada esta semana é o plantio de mil mudas de ipês ao longo da canaleta do expresso na Avenida João Gualberto, entre o Centro e o bairro Santa Cândida.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp
Terça-feira (29), os soldados já plantaram no quartel 100 mudas de uvaia, pitangueira, dedaleiro, ypês, araçás, vacum e tarumã. Na sequência, mais 900 mudas de araucárias, sibipirunas, canafístolas e outras espécies serão plantadas dentro do quartel. Todas as espécies são nativas de Curitiba.
Na cerimônia de lançamento do plantio, o prefeito Rafael Greca (DEM) lembrou da participação do Exército no reflorestamento do Rio de Janeiro no início do século 19, com a criação da Floresta da Tijuca, que amenizou os efeitos da derrubada de árvores para o plantio de café e cana. “Reeditamos o que o Exército fez quando atendeu ao pedido de Dom Pedro II no plantio da Floresta da Tijuca. Estamos também plantando um bosque para aqueles que ainda vão nascer”, disse Greca.
À disposição
O coronel Edmar Lori Cordeiro, comandante do 27.° Batalhão Logístico, manifestou interesse em ampliar a participação do Exército no plantio de mais árvores na cidade. “Esse movimento vem ao encontro do nosso objetivo de revitalizar e reflorestar nossa área. Esperamos que a nossa participação incentive também outras instituições a aderirem ao desafio”, disse o coronel Cordeiro.
O quartel do 27.° Batalhão Logístico tem 245 mil metros quadrados de área, sendo quase metade de mata preservada. O Exército ainda tem outros dois quartéis no Bacacheri: o 20.° Batalhão de Infantaria Blindado e o Parque Regional de Manutenção.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião