Lapiana, com muito orgulho, ela nasceu (no começo do século 20), filha de família tradicional da "Legendária". Foi lá que conheceu Alpheo de Azambuja e Souza, com quem se casou ainda muito jovem. Tiveram cinco filhos (três homens e duas mulheres), que ficaram aos seus cuidados quando, aos 35 anos, perdeu o marido. Ele fazia carreira como promotor público, exercendo suas funções em várias cidades paranaenses. Maria da Conceição acompanhou o marido em Castro e Prudentópolis. Após a morte de Alpheo, ela se mudou para Curitiba, onde os filhos estudavam (os meninos no colégio Santa Maria, as meninas no Cajuru). Além da morte prematura do marido, Maria da Conceição, viveu a perda de três filhos. Mas é citada por amigos e parentes pela coragem com que enfrentou as vicissitudes, pela dedicação e cuidados aos filhos, pela cordialidade, pela caridade cristã. Fazia o bem sem alarde, quase escondendo seu trabalho em prol do próximo. Por muitos anos liderou um grupo de senhoras e moças em sessões de costura em uma salinha dentro da Catedral Metropolitana de Curitiba, onde seu filho, monsenhor Alpheo, era vigário. Até bem recentemente, tricotava para os pobres constantemente. Maria da Conceição foi beneficiada com uma boa saúde. Manteve-se lúcida e saudável mesmo depois dos 90 anos. Era vaidosa. A filha, Domicila, diz que a mãe não era vista em público sem um calçado com saltinho. Sempre viveu na Praça Santos Andrade e até alguns anos atrás saia de casa sozinha para visitar a filha. É Domicila quem conta: quando monsenhor Alpheo faleceu, Maria da Conceição recebeu, em pé, os amigos que lotaram a catedral para a missa de sétimo dia. Mas a partir daquele dia, não saiu mais de casa por conta própria. Ela já tinha, então, mais de 90 anos. Na sua despedia Domicila e o outro filho, o figurinista Ney Sousa, estavam a seu lado; um de seus netos, o jornalista Carlos Maranhão, deu-lhe recentemente o prazer de ter uma trineta. No próximo dia 15 de agosto, completaria 104 anos. Deixa dois filhos, cinco netos, 10 bisnetos e uma trineta.
Dia 10 de maio, aos 103 anos, de falência múltipla de órgãos.
CURITIBA
Adão Prorok, 66 anos, motorista, filho de Luiz Prorok e Catarina Prorok. Sepultamento ontem.
Ana Gabrieli Beck Iung, 9 anos, filha de Carlos Alexandre Iung e Edna Aparecida Beck Iung. Sep. ontem.
Ângela Mazzarotto de Freitas, 94 anos, do lar, filha de Hygino Mazzarotto e Maria Mazzarotto. Sep. ontem.
Edenilce Elisabeth Antunes, 47 anos, cabeleireira, filha de José Agadir de Andrade Antunes e Zilda Zanetti Antunes. Sep. ontem.
Edes Zatone, 75 anos, escriturário, filho de Guido Zatone e Clives Roque. Sep. ontem.
Edson Rodrigues, 55 anos, auxiliar, filho de José Rodrigues de Andrade e Flordalina Francisca de Assis. Sep. ontem.
Élio Lara, 53 anos, pedreiro, filho de Júlia Vieira de Lara. Sep. ontem.
Emy Silva Lopes, 93 anos, filha de José Chrispin da Silva e Antônia Stumbo da Silva. Sep. ontem.
Francisco Gewaroski Filho, 76 anos, agricultor, filho de Francisco Gewarovski e Francisca G. Gewarovski. Sep. ontem em Margarida.
Hedy Lory Wrany, 86 anos, representante comercial, filha de Fridolino Alfredo Martin e Alma Martin. Viúva de Guilherme Wrany. Sep. ontem.
Irineu Ribeiro, 49 anos, açougueiro, filho de Antônio Ribeiro e Dirce Pereira Ribeiro. Sep. ontem.
Ismênia Maria da Conceição Lima, 76 anos, do lar, filha de Aristides Bezerra e Josefa Maria da Conceição. Sep. às 10 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande saindo da capela do mesmo.
Joaquim Pedro da Silva, 53 anos, pedreiro, filho de Orlando Carlos da Silva e Maria Vitória Correa da Silva. Sep. ontem.
Jocelia Aparecida Monteiro Rosa, 52 anos, do lar, filha de José Monteiro e Leonina Moraes dos Santos Monteiro. Sep. ontem.
José Antônio da Silva, 41 anos, pedreiro, filho de Antônio Joaquim da Silva e Elena Pereira da Silva. Sepultamento ontem.
José Escriptz, 67 anos, encarregado, filho de Estefano Escriptz e Erotilde Maria Escriptz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Uberaba.
Josué da Silva, 54 anos, pedreiro, filho de Jair Augusto da Silva e Eunice Felipe. Sep. ontem.
Lauro Camillo, 67 anos, motorista, filho de Fernando Camillo e Felicita Maestrelli Camillo. Sep. ontem.
Leonice da Aparecida Santos, 52 anos, do lar, filha de Clemente Pereira dos Santos e Andrelina Pereira dos Santos. Sepultamento às 9 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Luiz Maciel, 63 anos, garçom, filho de Manoel Maciel e Maria da Luz Maciel. Sep. ontem.
Lycia Alves Tramujas, 93 anos, do lar, filha de Manoel Claro Alves e Elia Simas Alves. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Caticano Diamante.
Maria Meliante, 82 anos, do lar, filha de Aleixo Biernaski e Rosa Wischienieski. Sep. ontem.
Milton Heilbuth Verçoza, 70 anos, aruiteto, filho de Milton Verçoza e Hermengarda Heilbuth. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.
Nadyr Inocêncio de Almeida Briski, 95 anos, costureira, filha de Luiz Pereira de Almeida e Etelvina Inocêncio de Almeida. Sep. ontem.
Nazira da Silva Bernardo, 75 anos, do lar, filha de João Antônio da Silva e Benedita Alves de Souza. Sepultamento ontem.
Nélson dos Santos, 63 anos, do lar, filho de José dos Santos e Laurinda Nunes dos Santos. Sep. ontem.
Noeli Wtosek Padilha Martins, 48 anos, do lar, filha de Miguel Padilha e Joana Wtosek Padilha. Sepultamento ontem.
Oswaldo Brandão, 76 anos, motorista, filho de Waldedino Brandão e Valéria Went Brandão.Sep. ontem.
Paulo César Mojcik, 44 anos, pedreiro, filho de Roch Wojcik e Genoveva Mojcik. Sepultamento ontem.
Robito José Scoton, 60 anos, motorista, filho de Guerino Scoton e Libéria Scoton. Sep. ontem.
Sebastião Ribeiro da Silva, 83 anos, agricultor, filho de Manoel Antônio da Silva e Angelina Maria Ribeiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Lages, SC.
LONDRINA
Chiqueiqui Nozaki 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Assai, saindo da capela do mesmo.
Divina Ribeiro Mota David, 47 anos. Sep. ontem em Santo Antônio da Platina.
Inyra Gomes Resta, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.
João Reis da Silva, 85 anos. Sepultamento ontem em Londrina.
Luiz Maximo Campanhã 83 anos. Sep. ontem em Londrina.
Margarida Mendes da Silva 76 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo do Salão Paroquial do Conjunto Eucaliptos. Rua Mário Gobo, 502 Londrina.
Maria da Silva Correa, 70 anos. Sepultamento ontem em Londrina.
Marta Oliveira Santos França 44 anos.,Sep. ontem em Londrina.
Rinaldo SantAna, 45 anos. Sep. ontem em Ibiporã.
Terezinha de Jesus Duarte 78 anos. Sep. ontem em Londrina.
Ubiratan Toncovitch, 72 anos. Sep. ontem em São Sebastião da Amoreira.
MARINGÁ
Dalma Antonieta Malinverni Camargo, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela municipal de Jaraguá do Sul.
Hermelinda Favaro Saran, 92 anos. Sep. ontem em Maringá.
Isabel da Silva, 91 anos. Sep. ontem em Maringá.
Jacinto Chicarelli, 82 anos. Sep. ontem em Maringá.
Jamil Alves, 51 anos. Sep. ontem em Arapongas.
João Pereira da Silva, 85 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Maria Aparecida Pinheiro da Silva de Castro, 45 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Nélson Pinto da Silva, 56 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Raimundo Costa Ferreira, 66 anos. Sep. ontem em Maringá.
FOZ DO IGUAÇU
Célio da Silva, 39 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Paulo Sérgio de Medeiros, 43 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela do Parque Morumbi II Foz do Iguaçu.
Teresinha Cevero de Bastos, 47 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Deixe sua opinião